Consumo de cerveja ‘migra’ para dentro de casa e volume de vendas no Brasil é o maior desde 2014

Percentual de brasileiros com mais de 18 anos que consumiu cerveja em casa atingiu marca recorde de 68,6%, de acordo com dados da Kantar.

Consumo de cerveja 'migra' para dentro de casa e volume de vendas no Brasil é o maior desde 2014
Consumo de cerveja ‘migra’ para dentro de casa e volume de vendas no Brasil é o maior desde 2014

A pandemia fez com que os brasileiros bebessem mais cerveja. Já que, devido ao isolamento social, o consumo migrou para dentro de casas e as vendas totais do país atingiram níveis não vistos há anos.

Uma pesquisa inédita realizada pela Euromonitor mostrou que as vendas de cerveja no Brasil em 2020 foram as maiores dos últimos seis anos. Já que, atingiram 13,3 bilhões de litros, perdendo apenas para o ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo em 2014.

Os dados de Kantar mostraram que o consumo das famílias estabeleceu registros históricos. Em 2020, a proporção de brasileiros com 18 anos ou mais que bebem cerveja em casa saltou para 68,6%, em comparação com 64,6% em 2019. De acordo com a Euromonitor, as vendas de cerveja no país cresceram de 3,5% em 2019 para 5,3% em 2020.

Em termos de vendas, o crescimento é ainda maior – um aumento de 9,9% em relação a 2019. O mercado total de varejo de cerveja atingiu 184,5 bilhões de reais, o que se deve à maior penetração da chamada cerveja premium.

Consumo

Durante a pandemia, o aumento do consumo de cerveja pelos brasileiros eliminou quase completamente a tendência de queda observada desde a recessão de 2015-2016, que vai de encontro ao declínio no consumo global de bebidas alcoólicas e às tendências de busca de hábitos. mais saudável.

No ano passado, a cerveja foi de longe a bebida alcoólica mais vendida no Brasil, seguida da cachaça (398,8 milhões de litros) e do vinho (380 milhões de litros).

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja, depois da China e dos Estados Unidos.

No entanto, nos Estados Unidos, as vendas em 2020 caíram 3,4%. A consultoria disse que, na China, o volume de transações caiu 7% em relação ao ano anterior.

O crescimento em 2020 é impulsionado principalmente pela migração do consumo para as famílias. Segundo a Euromonitor, as vendas em restaurantes e bares caíram 2,2%, mas foram compensadas por um aumento de 17,6% nas chamadas vendas “não comerciais” que incluem supermercados e e-commerce.

O analista da Euromonitor, Rodrigo Mattos, explica que as vendas globais de bebidas alcoólicas do país aumentaram em função da busca pelo relaxamento e por certos comportamentos prazerosos e pela maior indulgência do consumidor. Em outras palavras, evite sentimentos de culpa.

Marcas de cerveja mais consumidas em 2020

Brahma e Skol permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país em 2020. Confira o top 5, de acordo com os números da Euromonitor:

  • Brahma: 21,9%
  • Skol: 21,5%
  • Antarctica: 10,5%
  • Itaipava: 8,4%
  • Nova Schin: 6,8%

*Com informações do G1

LEIA TAMBÉM: Grupo Pão de Açúcar e iFood fazem parceria para entregar compras de supermercado

tag: antarctica, brah, cerveja, cerveja perfeita, cervejaria, consumo de cerveja, nova schin, skoll, volume de vendas,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.