Depois da Volks e Scania, Volvo suspende produção de caminhões por falta de peças

A Volvo diminuirá em 70% a produção de caminhões na unidade de Curitiba a partir do dia 23. Já a Scania vai parar a produção em São Bernardo do Campo, a partir do dia 26 de março

Depois da Volks e Scania, Volvo suspende produção de caminhões por falta de peças
Crédito: Volvo/Divulgação

A Volvo deixará de produzir a maior parte de seus caminhões na fábrica de Curitiba (PR) a partir desta terça-feira, 23.

Os motivos são a falta de peças, principalmente eletrônicas, e o agravamento da pandemia no país.

A medida atinge cerca de 2.000 dos 3.700 funcionários que trabalham na fábrica da Volvo na capital paranaense.

A montadora sueca disse em nota que manterá “grande parte” da sua atividade. Principalmente, a produção de ônibus e uma parte da linha de caminhões, bem como a distribuição de peças para concessionárias.

Volkswagen

Além disso, antes da Volvo, a Volkswagen já havia anunciado a suspenção da produção de suas fábricas no Brasil por 12 dias. O comunicado, realizado na sexta-feira (19), afirmava que a decisão da montadora foi baseada na crise sanitária que o país enfrenta.

Ademais, o sindicato dos metalúrgicos pressionou outras montadoras a tomar as mesmas medidas.

Ainda nesta sexta-feira, a Anfavea, entidade que representa a montadora, realizou nesta semana sua terceira reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para resolver o problema.

Além disso, no encontro, o sindicato enfatizou a urgência da paralisia devido aos registros de poluição e mortes do covid-19, e os hospitais têm poucos leitos disponíveis.

Assim, a posição da Anfavea é que cada montadora leve em consideração as condições sanitárias do município onde está instalada a fábrica e do entorno, e discuta a possibilidade de estacionamento espontâneo com os sindicatos de suas respectivas regiões.

Além da fábrica de São Bernardo do Campo, a Volkswagen encerrará as operações de quarta-feira até 4 de abril. As linhas de produção de Taubaté e São Carlos, também localizadas em São Paulo, e a filial de São José dos Pinhais no Paraná, também deixarão de produzir.

LEIA MAIS: Procon multa Apple em R$ 10 milhões por vender iPhone sem carregador

tag: montadora, montadora de veiculos, produção, scania, volkswagen, volvo,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.