Depois de 3.665 dias, tive sorte nos negócios!

ArtigosEmpreendedorismo

jul 27, 2016

0

Este ano uma das minhas empresas, o Grupo GV8, completa 10 anos e um questionamento durante este período foi:
É possível fazer meu negócio crescer para todo o Brasil e exterior?

Entre erros e acertos, o maior desafio foi primeiro entender que muitos dos limites que eu imaginava estavam somente em minha cabeça. Compreender e entender como ultrapassar as limitações fizeram com que as etapas seguintes abrissem novas portas, novas oportunidades.

Neste período, levamos nossos produtos e serviços para aproximadamente 600 municípios, próximo de 10% do território nacional. Em todos os estados.

O próximo passo foi perceber que poderíamos ir além. E, com a equipe afinada, abrimos clientes no México, Estados Unidos, Irlanda e Dubai. Se para você uma barreira neste caso for a língua inglesa ou espanhol, no nosso caso foi mapear clientes brasileiros com negócios fora do Brasil.

Outro fator que aprendemos na prática é que faturar mais, acima de sete dígitos não é sinônimo de lucro.

Uma empresa não tem que faturar “dezenas de zeros”, mas fazer sobrar dim dim na conta.

Em determinado momento estávamos com sete colaboradores internos, e em 18 meses passamos a 44. Depois de um tempo percebemos que pela falta de organização e processos, inchamos a empresa e entendemos que quantidade não é qualidade.

Pagamos um alto preço pela falta de experiência e maturidade, porém foi como um MBA prático que nos amadureceu e ensinou o que deve e o que não deve ser feito. Mesmo atuando no setor digital, foi somente neste período que passamos a utilizar a tecnologia para trabalhar para nós. Atualmente temos aproximadamente 20 colaboradores na equipe, com mais eficiência e entrega de resultados.

E, por fim, talvez a parte mais crucial, foi sair da operação. Aqui foi o ciclo mais longo, aproximadamente dois anos (2012 – 2014),  onde você não sabe a hora de acelerar ou brecar sua saída da parte operacional.

Na sequência, foi desenhar o modelo de governança corporativa, momento que criamos o conselho da empresa. É onde atuo no Grupo GV8 desde 2015, por meio de reuniões quinzenais.

Outro fator importante a destacar, é que acredito muito no estudo e na leitura de livros. Mas lembro que experiência se adquire no dia a dia, especialmente naqueles em que dá vontade de jogar a toalha, dias em que você se questiona se realmente está correta a decisão tomada, a estratégia aplicada que não gerou o resultado esperado… Esta experiência é que lhe deixará mais maduro e que vai lhe gerar atalhos nos próximos passos…

Portanto, mesmo você estando em uma pequena cidade do interior, no meu caso em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), é possível sim fazer algo diferente, porém sonhar é fácil, se a sua escolha for agir e não reagir, tenha certeza que em mais tempo ou menos tempo você chegará onde quer.

Como disse acima, este ano completamos 10 anos de empresa, e só este mês foram três pessoas que encontrei e em determinado momento da conversa disseram que tive sorte. Realmente após 3.665 dias de trabalho, posso concluir que sou um cara de sorte. E você também se considera um sortudo?

 

andrebianchi

André Bianchi
Empresário, Mentor e Investidor. Liderou seis atividades no Vale do Silício – USA.

Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: https://www.facebook.com/andre.bianchi.92
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios (www.amagiadomundodosnegocios.com.br)
Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Investidor: IEV Digital, Terere House, Fraternal Shop, PPt Slides e Certificadora Digital Gigatron Bauru
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

tag: empreendedorismo,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.