Descomplica compra UniAmérica e quer ser a “intrusa” no meio de grupos educacionais
Com a aquisição, a Descomplica quer multiplicar por cinco o número de alunos de graduação, atingindo 10 mil estudantes no primeiro semestre de 2022.

A Descomplica anunciou nesta terça-feira (22) a aquisição da UniAmérica, centro universitário do Paraná, que tem cerca de 2 mil alunos. O valor da transação não foi divulgado.
Além disso, esta é a primeira aquisição após o investimento de 450 milhões de reais coordenado conjuntamente por Invus Opportunities e SoftBank em fevereiro deste ano.
A aquisição fortalecerá os programas de graduação e pós-graduação da Descomplica. Já que, com a transação, a empresa aumentou o número de cursos em mais de 5 vezes, saltando de quatro para 22.
“Como professor de física, gosto da imagem do pêndulo. Primeiro captamos. Agora, é a hora da execução, com lançamento de novos cursos e crescimento exponencial”, diz Marco Fisbhen, fundador e CEO da Descomplica, ao NeoFeed.
Essa startup tem 2.000 alunos em seu programa de graduação, categoria criada há menos de um ano. Além disso, a expectativa é de que o número de alunos deva atingir 10 mil até o fim do primeiro semestre de 2022.
Dessa forma, a Descomplica deseja seguir a mesma jornada do programa de pós-graduação, onde em menos de um ano, saltou de 3 mil para 55.000 alunos.
“Vamos ser considerados a maior faculdade do Brasil em pouco tempo, chegando rapidamente a 1 milhão de alunos no modelo 100% digital”, afirma Fisbhen.
UniAmérica
Por meio da UniAmérica, fundada por Ryon Braga, a Decomplica agregou cursos com foco em tecnologia e engenharia, além dos cursos de gestão, contabilidade, pedagogia e recursos humanos que já ministrava.
Ademais, além dos 2.000 alunos, a Edtech também recebeu uma metodologia de ensino inovadora, baseada em projetos e com foco na empregabilidade. O plano é expandir gradativamente as aulas a distância da UniAmérica.
A aquisição da UniAmérica faz parte do plano de investimentos de 1 bilhão de reais da Descomplica para os próximos três anos. Assim, os recursos serão usados para mais fusões e aquisições, novos produtos e tecnologias e produção de conteúdo educacional.
O número de funcionários gira atualmente em torno de 700 e deve chegar a 1.100 até o final de 2021-20% dos quais são professores.
Descomplica
A Descomplica nasceu em 2011 e foi fundada por Fisbhen, um professor de física que começou a lecionar aos 17 anos para complementar sua renda. A startup lançou cursos online de preparação de alunos para vestibulares, principalmente o Enem – hoje, 5 milhões de alunos acessam os conteúdos disponibilizados no modelo freemium a cada mês.
Nos últimos anos, a Decomplica ampliou a gama de seus produtos educacionais, incluindo cursos públicos e aulas de reforço no ensino médio.
Há menos de um ano, lançou a Faculdade Descomplica, que oferece cursos de graduação e pós-graduação Fisbhen disse que a área de preparação do Enem é lucrativa.
Tem 300 mil alunos pagantes no modelo B2C – empresários afirmam que também está disponível para empresas, o que faz com que esse número aumente Fisbhen disse que, embora a pandemia tenha trazido uma série de incertezas ao teste do Enem, o campo continua crescendo, mas a um ritmo mais lento.
Uma das estratégias para manter o crescimento acelerado é oferecer cursos C e D a preços competitivos. O custo anual da pós-graduação é de aproximadamente 1.000 reais
*Com informações do NeoFeed
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