Dois comportamentos do vendedor de sucesso

Estudo comprovou que ter metas por escrito e monitoramento do negócio podem dobrar seu faturamento. Estabelecimento de metas é fundamental. Já falei sobre isso antes e volto a falar agora, para que você perceba a importância das metas na sua vida. Para provar essa importância, vou falar sobre uma pesquisa que aconteceu em Harvard entre 1979 e 1989.

Em 1979 foi feita uma pergunta aos formandos do programa de MBA: você estabeleceu metas claras por escrito para o seu futuro e fez planos para concretizá-las? A resposta foi de que apenas 3% dos formandos tinham feito planos e metas, 13% tinham metas, mas não por escrito, e 84% não tinham qualquer meta, além, é claro, de terminar o curso.

Pasmem, em 1989, quando foram colher os resultados, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. E eles constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos outros 84% que não tinham meta alguma. Mas, o mais surpreendente é que os 3% que tinham metas claras e por escrito e sabiam como fazer, estavam ganhando em média, dez vezes mais que os outros 97%.

E era um MBA em Harvard. A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecidos para si mesmos. Vejam a importância das metas. Por isso que eu falo “escrevam as suas metas”. A mente humana é altamente programável para buscar seus objetivos.

Outro comportamento vencedor é o comportamento e planejamento sistemático. Depois que você estabeleceu suas metas, planeje como vai chegar lá e, principalmente, monitore sistematicamente. Se você assumiu o compromisso de monitorar diariamente, é diariamente. Se o compromisso é semanal, então é semanal. Mas monitore. O monitoramento é um comportamento que te leva ao sucesso.

Sei que é chato, mas é o trabalho que você precisa para colher os frutos que muita gente não colhe. Tem um amigo que fala “eu faço o que muita gente não gosta de fazer” e eu sempre respondo “é por isso que você tem o que muita gente gostaria de ter”.

 

Rubmar Spironello  é formado em Administração pela FGV e Gestao de TI pela UNIP no Brasil e no exterior, entre outros: ; Business Management pela Universidade de Ohio, Gestão de projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); Mestrado em Business Coaching pela New York University e Coaching Executive pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Foi fundador da SM Group US e no presente momento, é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios- Brasil na Oxford Group e palestrante, tambem pela Oxford Group nos Estados Unidos.

 

tag: comportamento, empreendedorismo, empreender, Rubmar Spironello,

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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