E-commerce: 10 mitos e verdades das compras on-line

Aplicativo VIPy, do Movimento Compre&Confie, revelam os mitos e verdades do e-commerce. Além disso, mostram fatos que demonstram que o ambiente digital é seguro para os consumidores realizarem seus pedidos

E-commerce: 10 mitos e verdades das compras on-line

O comércio digital está em constante progresso e aperfeiçoamento em âmbito nacional e mundial. Porém, apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizarem suas compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos.

Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os consumidores de comprar on-line, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema, a fim de trazer cada vez mais confiabilidade e transparência ao e-commerce.

1) Há mais risco de comprar produtos falsificados

Mito: Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se a loja for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item, dentre elas está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

2) Os preços na internet são mais baixos

Verdade: Sim, comprar em lojas on-line é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os compradores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

3) Não terei assessoria da loja após a compra em e-commerce

Mito: Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

4) Na internet tem mais variedade

Verdade: Sem dúvidas, um dos diferenciais de comprar on-line é a possibilidade de acessar lojas digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

5) Terei meu cartão clonado

Mito: Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem. Hoje é possível, também, contar com o apoio de aplicativo, como o VIPy que ajuda a checar a confiabilidade da loja.

6) Preciso checar o valor do frete

Verdade: É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja on-line e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar muito mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.

7) Só posso comprar com cartão de crédito

Mito: Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito on-line são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

8) É possível comprar roupas do tamanho certo

Verdade: Muitas lojas de vestimentas no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

9) Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce

Mito: Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

10) Comprar em lojas on-line traz mais comodidade

Verdade: Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar virtualmente.

Sobre o VIPy

O VIPy é um aplicativo que faz parte do T. Group, holding que reúne negócios dedicados à evolução do setor de e-commerce no Brasil. Com o intuito de promover a segurança no ambiente digital, o app permite aos consumidores ter mais segurança e controle de seus dados na hora de comprar online. O objetivo principal do app é diferenciar de forma clara e rápida os fraudadores dos demais consumidores, recompensando estes últimos com benefícios e vantagens na hora de comprar online. Conheça mais em: https://www.vipy.com.br/.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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