El Salvador se torna o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal

El Salvador acaba de se tornar o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal. Já que, os legisladores do Congresso do país centro-americano votaram por uma supermaioria a favor da Lei Bitcoin.

El Salvador se torna o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal
Reprodução

El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal.

Os legisladores do Congresso do país centro-americano votaram por uma “supermaioria” a favor da Lei Bitcoin, recebendo 62 dos 84 votos da legislatura.

O preço do bitcoin subiu 5% para $ 34.239,17 logo após a votação.

No início da quarta-feira, o presidente Nayib Bukele enviou a lei ao Congresso para votação.

Regularização do Bitcoin

“O objetivo desta lei é regular o bitcoin como curso legal irrestrito com poder libertador, ilimitado em qualquer transação, e a qualquer título que pessoas físicas ou jurídicas públicas ou privadas exijam a realização”, diz a lei.

Além disso, os preços agora podem ser mostrados em bitcoin, as contribuições fiscais podem ser pagas com a moeda digital e as trocas em bitcoin não estarão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital.

O Bitcoin é conhecido por grandes oscilações de preço que levaram os críticos a sugerir que não é adequado para ser uma moeda eficaz . Ainda não está claro como El Salvador acabará por lançar o bitcoin como moeda legal.

A taxa de câmbio com o dólar norte-americano “será livremente fixada pelo mercado”, de acordo com o projeto de lei. A moeda oficial atual de El Salvador é o dólar americano.

A lei também diz que o estado vai “promover o treinamento e os mecanismos necessários para que a população tenha acesso às transações de bitcoin”.

Aproximadamente 70% de El Salvador não tem acesso a serviços financeiros tradicionais, de acordo com a Lei Bitcoin. A criptomoeda é vista como uma forma de aumentar a inclusão financeira.

Ademais, Bukele submeteu a lei ao Congresso depois de anunciar na semana passada que El Salvador fechou uma parceria com a empresa de carteira digital Strike, para construir a infraestrutura financeira moderna do país usando a tecnologia bitcoin.

Em abril, o bitcoin atingiu um recorde de $ 64.829,14, mas desde então caiu quase pela metade, de acordo com dados da CoinDesk. Ainda está acima de 230% nos últimos 12 meses. Esse aumento foi atribuído a vários fatores, incluindo o aumento do interesse de investidores institucionais e grandes empresas como a Tesla e a Square comprando bitcoins.

LEIA MAIS: Anonymous acusa Elon Musk de ‘destruir vidas’ com tuítes de criptomoeda

tag: bitcoin, criptomoeda, criptomoedas, El Salvador, moeda digital, moeda legal,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.