Ele resolve tudo: desde a preparação do profissional à reforma e limpeza de sua casa




(* Responsável entrevista: Joyce Bianchi)

Proprietário da Dr. Resolve, o empresário David Pinto não teve dúvidas quando resolveu abrir sua empresa em 2010. A Dr. Resolve atua com mão de obra de pedreiros, pintores, encanadores, entre outros serviços e é um sucesso no mundo dos negócios. Logo em seu primeiro ano a empresa conquistou mais de 300 franquias. Em 2011, lançou o Instituto da Construção, a primeira escola de formação profissional para construção civil, que capacita cerca de 20 mil profissionais por ano, com 50 escolas no Brasil.

Buscando novos nichos, o empreendedor também lançou a Dona Resolve, focada na contratação de serviços domésticos. Confira já nossa entrevista exclusiva com o fundador das empresas, David Pinto:

 

Como surgiu a ideia de empreender com a Dr. Resolve?
A Dr. Resolve nasceu quando fui me casar em 2010 e não encontrava profissionais para reformar meu imóvel. Eu chamei meu sogro que é engenheiro elétrico e disse a ele que se não me ajudasse com a reforma o casamento não iria acontecer. Brincadeiras à parte, ele me ajudou e conseguimos contratar os primeiros técnicos que entregaram a reforma a tempo para o casamento. Daí em diante fiquei com radar ligado e decidi criar uma empresa para resolver de uma vez os chamados de reparos e reformas. Nascia então a Dr. Resolve.

Hoje a empresa possui um modelo de franquias, porque optou por essa forma de expansão?Decidimos iniciar a expansão em 2011, logo após a abertura da primeira unidade em nossa cidade, São José do Rio Preto. Foi um sucesso avassalador e comercializamos no primeiro ano mais de 300 franquias. O modelo nos permitiu escalar rapidamente e reinvestir na divulgação, suporte e formação da mão de obra com a criação do Instituto da Construção.

Quais percalços ocorreram com o aumento rápido no número de franquias e qual foi a solução encontrada para contornar esses novos desafios?
O maior desafio, sem dúvidas, foi a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Por isso, já no primeiro ano de atividade da Dr. Resolve, criamos o Instituto da Construção. Atualmente somamos 45 escolas físicas instaladas em todo Brasil e já formamos mais de 30 mil profissionais. Muitos estão trabalhando na Dr. Resolve e outros no mercado.

Como foi a aceitação de seu modelo de negócio? Teve alguma objeção por parte dos profissionais que prestam este serviço?
Eles nos encaram como parceiros, pois somos fornecedores de serviços. Somos como o Uber dos serviços de reparos e reformas, já que só os melhores trabalham conosco, oferecemos um serviço de qualidade ao cliente e com garantia.

Vocês lançaram também a Dona Resolve. Como está sendo a atuação em outro segmento?
A Dona Resolve surgiu com a nova Lei das Domésticas que encareceu muito para os empregadores da classe média manter uma profissional. Está um sucesso, já temos mais de 80 franqueados em todo Brasil e pretendemos ampliar os serviços. Também lançamos agora uma área de qualificação profissional totalmente online. O primeiro curso que já está disponível no site cursos.donaresolve.com é o de Personal Organizer, profissional que está em alta e super demandado pra trabalhar em nossas franquias ou mesmo no mercado como empreendedor individual, enfim, são inúmeras frentes que atendemos com a marca Dona Resolve.

Temos inúmeros leitores que empreendem e outros que se inspiram em histórias de sucesso como a sua para montar seu empreendimento. Deixe uma mensagem ou uma sacada que para você fez muita diferença em sua trajetória e poderá ajudá-los em seus negócios.
Todos estão falando que 2016 será um ano difícil e de crise, mas acredito que temos que nos reinventar a todo momento. O cliente mudou, está mais exigente e com menos dinheiro, mas ainda existem muitas oportunidades. O Brasil é um país com mais de 100 milhões de consumidores que estão ávidos por serviços e produtos de qualidade e claro, com preço acessível. O empreendedor deve buscar nichos específicos e não ficar “atirando” para todo lado. Acredito que especificidade e foco são palavras chaves pra quem quer empreender. Sabe aquela história de que “quem faz tudo, não faz nada ou faz mal feito”, é por aí, busque um nicho e vá em frente que o lucro será consequência. Acredito num ano desafiador, mas com oportunidades únicas. Oriento que todos busquem conhecimento, educação profissional e maneiras de ampliar seu networking.

Fique por dentro das novidades de David Pinto

Facebook: https://goo.gl/CNyH5D
Site: http://grf1.com/

 

David Pinto é pdavidresidente do Grupo Resolve Franchising, holding que detém as marcas Doutor Resolve, Instituto da Construção e Dona Resolve com presença no Brasil, Colômbia, México e Panamá. Graduado em Administração de Empresas, é também Presidente do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) Rio Preto, que concentra alguns dos principais empresários do interior paulista. Em 2013, foi eleito Jovem Empreendedor do Ano pelo mesmo grupo. Em 2014, foi indicado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais influentes do Brasil, até os 30 anos de idade. Sob sua condução, a marca Doutor Resolve foi eleita a franquia de maior crescimento no Brasil, com recorde de 394 unidades comercializadas no primeiro ano de atuação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 


Joyce Bianchi
CEO Grupo GV8 (www.grupogv8.com.br)
Diretora de Missões de Negócios BWi Participações (www.bwiparticipacoes.com.br)
Embaixadora Escola de Você – SP (Plataforma de ensino para mulheres com 110.000 alunas no Brasil)

tag: David Pinto, dicas, Dona Resolve, Doutor Resolve, empreendedorismo, Franchising, Resolve Franchising,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.