Empreendedorismo e maternidade: oportunidade

Pensando no cenário da mulher empreendedora, percebi que essas “Mulheres Maravilha” tiveram que fazer várias escolhas importantes em suas vidas e gostaria de compartilhar com vocês as minhas escolhas

Há três anos tive o grande prazer de incluir em meu currículo mais uma atividade: Ser Mãe. Não sabia que esse trabalho integral, sem remuneração em espécie e sem rotina seria tão recompensador.

Depois de concluir uma faculdade e com um casamento recente, certamente o próximo passo seriam filhos, mas não para minha realidade.

Com muitos sonhos e vontade de fazer a diferença, não vi em minha área de atuação essa possibilidade, foi então que fiz minha primeira grande escolha, mudar o status de funcionária para empresária, porém o caminho foi um longo aprendizado, passei por vários departamentos da empresa para ter a visão mais realista possível do meu negócio, foram muitas provações, porém os desafios nos fortalecem e nos permitem uma base mais sólida.

Com oito anos de empresa, atuando nos 27 Estados me vi novamente com uma importante escolha, a de me tornar mãe. Foi uma escolha madura, em um momento mais estável e com os projetos mais definidos. Mal sabia que a partir daquele momento tudo mudaria.
Ser mãe, me permitiu ser mais completa, fazer mais coisas ao mesmo tempo, saber dividir um tempo que já era limitado entre casa, trabalho, marido e filho. Organização passou ser a palavra de ordem. Não foi fácil, principalmente no começo, quando o bebê é extremamente dependente.

Momento da minha terceira escolha: colocar o filho na escola, com 5 meses de idade, para que eu pudesse seguir trabalhando. Claro que no começo o coração e a atenção ficam pela metade, mas depois um período percebi que foi a escolha mais acertada que fiz, pois a escola prepara para a sociedade, ensina a ter horários, regras, respeito, compartilhar e socializar a criança. Claro que aqui cabe lembrar que os filhos não são criados para ser nossos e sim do mundo, portanto temos que prepará-los para que sejam independentes e possam fazer as melhores escolhas e tomarem as melhores decisões. Contar com professoras carinhosas e empenhadas foi bem confortante e me permitiu focar no trabalho sem culpa.

Culpa, outro sentimento que tive que saber lidar, pois a linha foi muito tênue: ficar com o filho em casa e abdicar de minha profissão ou focar no trabalho para que eu pudesse dar ao meu filho uma vida com mais conforto e mais qualidade? Culpa, eu sentiria se tivesse feito a primeira opção. Os filhos crescem e as oportunidades passam, nós mães somos um espelho para nossos filhos e eu não me sentiria confortável em falar a ele que deixei de fazer cursos, de me especializar, de criar e não aproveitar alguns momentos importantes para ser exclusivamente mãe.

Não tento ser a melhor mãe do mundo, mas sim, a melhor mãe que eu posso ser, levando ensinamento, conteúdo e muito carinho. Depois de passar várias horas trabalhando, o sorriso ao buscá-lo na escola recompensa tudo.

Para muitos, o fato de trabalhar fora e deixar o filho aos cuidados de babás, escolas ou parentes é visto como comodidade da mãe, mas digo a vocês que fico muito orgulhosa de mim mesma quando meu filho fala que a mamãe dele esta trabalhando para ganhar “dim dim”, ele sabe o real motivo de eu não estar com ele em todos os momentos, estou em busca de algo melhor, sempre, aliás, esse é um dos objetivos dos pais de família, por que não seria das mães?

Conciliar uma carreira, uma empresa com a maternidade é sim possível, basta organizar, ter compreensão dos familiares e a conscientização de que o cenário mudou, mas os objetivos continuam os mesmos e a dedicação ao trabalho também, talvez acelerar o ritmo seja uma ótima opção para o amadurecimento pessoal e profissional. Agradeço ao meu filho por me tornar uma pessoa melhor, uma mulher completa e por me dar o melhor combustível: seu sorriso.

Sucesso a todas as mães empreendedoras e batalhadoras!

Joyce Bianchi
CEO Grupo GV8 (www.grupogv8.com.br)
Diretora de Missões de Negócios BWi Participações (www.bwiparticipacoes.com.br)
Embaixadora Escola de Você – Bauru – SP ( Plataforma de ensino para mulheres com 50.000 alunas no Brasil)

 

 

 

BOX 05 DVDs Curso de Negociação- “Negociando para Ganhar” Como Melhorar as Negociações da Sua Empresa e Aumentar seus Lucros. CLIQUE AQUI
Apresentação: Marcio Miranda – Considerado o Maior Especialista em Negociação do País. Atualmente é a pessoa que mais Treina Empresários e Executivos em todo o País sobre Negociação.

Benefícios deste Treinamento
– Aumentar os Lucros de cada Negociação dos seus Funcionários com Fornecedores, Clientes, etc.
– Eliminar no mínimo 10% de gordura nas Negociações – Aprenda a fazer concessões sem perder Dinheiro.
– Fazer o Ganha-Ganha numa Negociação sem ser Inocente.

Box c/ 05 DVDs

DVD 1 – Estratégias e Táticas de Negociação
DVD 2 – Os Tipos de Negociação
DVD 3 – O Negociador Ideal
DVD 4 – Como Negociar com Sucesso
DVD 5 – Análise de uma Negociação

Duração: Aprox. 4 horas


tag: Empreendedorismo Feminino, joyce bianchi,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *