Empreender em tempos de crise: 5 atitudes para colocar em pratica ja!

Muito se fala em crise, porem são nos períodos de escassez de clientes, de falta de dinheiro em caixa que separamos os “meninos” dos “homens”, não é mesmo?

Muitos empresários se entregam ao coitadismo e transferem a “culpa” no governo ou qualquer outro meio de fuga que encontram, pois eles mesmos não enxergam onde estão errando ou simplesmente não querem enxergar e muito menos sabem como sair do “buraco”. Por outro lado, temos o time dos otimistas, que sempre encontram oportunidades em meio ao caos e com atitudes muitas vezes simples, conseguem tocar o jogo adiante e fazer a diferença onde todos ja estavam desacreditados. Vamos começar a agir agora ou vamos aguardar ver onde vai dar?

Relacionamento: Chega de somente trocar cartões, mande um email ou faça uma ligação e mantenha aquecido o relacionamento com aquela pessoa que você acabou de conhecer. Saiba mais sobre o negocio dela, fale mais sobre seu empreendimento e tente imaginar como pode haver sinergia entre suas empresas e se não houver sem problema, mas é sempre valido mais alguém conhecer o que você faz, pois muito provavelmente essa pessoa tenha uma rede de relacionamento que em algum momento pode te gerar um contato ou uma indicação.

Saia do balcão: Va para a rua, converse com outras pessoas do seu ramo de atividade, participe de eventos focados em seu segmento, entenda seu cliente, o que ele esta buscando e quais suas objeções. Sempre tem uma solução, talvez você tenha focado tanto no problema que não vislumbrou uma alternativa. Uma mudança de visão pode ser determinante para o negocio continuar ou não em atividade.

Seja otimista: Ninguém começa um negocio ja pensando que dará tudo errado. O empresário deve ser o primeiro a acreditar em seu negocio, seguido de uma equipe focada e comprometida com a empresa.

Aprenda com os erros: Não ha nada de errado em falhar, entenda o que ocorreu, corrija rápido e não erre o mesmo erro, lição dada é lição aprendida. É sempre melhor errarmos tentando achar uma solução do que ficar apáticos diante uma situação que precise de uma atitude.

Busca por conhecimento: Hoje existe uma facilidade de acesso a conteúdos ricos e relevantes seja no ambiente online através de cursos, e-books, videos ou os tradicionais livros e revistas.
Não posso deixar de citar aqui algumas iniciativas, que entre tantas outras, ajudam o empreendedor a olhar por outro prisma o tema Crise:
– A plataforma online de Insights e Estudos de Caso conta a trajetória de grandes nomes ate atingirem o sucesso: www.meusucesso.com
– Endeavor é uma organização de apoio aos empreendedores, possui vários cursos, videos e palestras: www.endeavor.org.br

– A Instituição Geração de Valor pretende através da construção de uma mentalidade vitoriosa, promover o empreendedorismo: www.geracaodevalor.com.br

Não podemos parar diante da crise e simplesmente aceita-la, temos que ter atitudes que nos farão continuar a empreender, encontrar oportunidades e saber aproveita-las, pois estaremos com nossa visão apurada e cheios de convicção que essa será mais uma forma de nos redescobrirmos como empreendedores e fazermos a diferença.

 
Joyce Bianchi
CEO Grupo GV8 (www.grupogv8.com.br)
Diretora de Missões de Negócios BWi Participações (www.bwiparticipacoes.com.br)
Embaixadora Escola de Você – Bauru – SP ( Plataforma de ensino para mulheres com 50.000 alunas no Brasil)

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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