Empresários vendem 1 milhão de churros ao ano





Quando pensamos em churros, logo imaginamos aquelas simples barracas de rua ou até mesmo sua venda em negócios móveis, como peruas e vans. Mas, acreditando no potencial do produto, três amigos de infância revolucionaram o mercado do doce frito.

Hoje a marca Olha o Churros!, criada há dois anos, oferta mais de um milhão de churros premium ao ano com indústria própria, contando com 17 unidades pelo Brasil. Confira nossa entrevista exclusiva com o diretor de marketing e expansão, Gabriel Rodero, o diretor financeiro e de operações, Rafael Zanetti e o diretor de desenvolvimento de produto, Vitor Kanashiro.

O que faziam antes do empreendimento?
Gabriel Rodero atuava na área administrativa na fábrica de tintas de sua família. Rafael Zanetti era engenheiro mecânico e Vitor Kanashiro trabalhava em uma indústria alemã, com sede no Brasil.

Como surgiu a ideia do negócio? A partir daí, como a carreira de cada um dos sócios influenciou na criação do produto e marca?
Em 2012, Gabriel Rodero e Rafael Zanetti, colegas de infância, tiveram, cada um à sua maneira e de forma paralela, um insight para iniciar um negócio diferente, que ainda não era explorado no Brasil, o churros. O primeiro optou por realizar pesquisas sobre operações já existentes em países internacionais – influência de sua formação em administração – e o segundo dedicou-se a desenvolver uma massa com receita exclusiva e passível de industrialização – por conta de sua formação como engenheiro mecânico. Rafael, inclusive, criou as primeiras máquinas para produção dos churros.

Todavia, para conseguir colocar o projeto em prática, procuraram, cada um num momento específico, Vitor Kanashiro, gastrônomo, amigo em comum de ambos e com experiência na criação de diferentes receitas, entre elas, as de doces.  Ao receber o contato de Rodero, Vitor viu-se diante de um déjà vu, em função da conversa que teve com Zanetti meses antes sobre o mesmo tipo de negócio. O elo estava formado.

Qual foi o investimento necessário?
O investimento inicial foi de R$250 mil.

Decidido o negócio, quais foram os primeiros passos? Como desenvolveram os sabores?
No final de 2012, com a massa sendo desenvolvida de maneira exclusiva e como projeto dentro do GEPEA, Consultoria em Alimentos, ligada à Unicamp, os empreendedores começaram a se reunir diariamente, sempre com o intuito de descobrir os melhores sabores e combinações para o produto. Como Vitor Kanashiro já tinha experiência anterior como chef de cozinha e também havia viajado por diversos países estudando gastronomia, tinha uma bagagem de sabores e foram testando até chegarem às combinações ideais.

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Em dois anos, Olha o Churros! possui 17 lojas e quiosques. (Divulgação)

Como e quando começaram a franquear o negócio?
Em 2013 contratamos uma consultoria de branding para organizar o modelo de negócio ideal e elaborar a marca. A ideia inicial era uma loja física, de rua, mas a agência contratada, Black Magenta, ajudou a desconstruir alguns conceitos apresentando outras soluções, caminhos e informações atreladas a um estudo de mercado focado no produto, no público-alvo e no ponto de venda, levando- nos a trilhar o caminho do franchising.

Quais são os modelos de negócios? São quantas franquias? Presentes em quantos estados?
A Olha o Churros! oferece duas opções de negócios: quiosque (com investimento inicial a partir de R$90 mil e metragem entre 6 e 7,5 m²) e loja de rua (com investimento inicial a partir de R$100 mil e metragem entre 25 e 50 m²). São 20 unidades, sendo 19 franquias, situadas em 13 cidades (Americana, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Florianópolis, Piracicaba, Rio de Janeiro, Santa Bárbara D’Oeste, Ribeirão Preto, Santo André, São Paulo, Juiz de Fora e Porto Alegre).

Qual é o faturamento médio? Quantos churros mensalmente ou ao ano?
Hoje, toda a rede vende um milhão de churros anualmente e a expectativa é de chegar a mais de 1,5 milhões em 2016. Em média, os valores dos churros são de R$8. O faturamento médio de uma unidade é entre R$20 mil (loja de rua) e R$40 mil (quiosque) e a expectativa da rede é de crescer 40%.

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Amigos faturam com venda de churros gourmet. (Divulgação)

Quais são os planos para o futuro?
A Olha o Churros! tem planos de fechar o ano com 40 franquias em operação e inaugurar oito delas no primeiro semestre.

Uma mensagem aos empreendedores que estão no início da carreira.
Acreditamos que o segredo para empreender é acreditar tanto no seu negócio e trabalhar tanto em cima do que você busca, a ponto de ter força para cair e se levantar quantas vezes forem necessárias até que se conquiste aquilo tudo que você imagina!

 

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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