Estratégias que transformaram R$ 12 reais em milhões foram a chave do sucesso de David Portes

Utilizar orelhões próximos à banca de mercadorias para fazer de call center e tele entrega, disponibilizando os números dos telefones públicos em panfletos e cartões de visita foi apenas uma das dezenas de inovações que fizeram com que David Portes se tornasse um dos maiores palestrantes de vendas do mundo. Hoje o ex-camelô chega a fazer mais de 20 palestras por mês, sendo que sua ousadia foi citada, inclusive, pelo pai do marketing, Philip Kotler.

Há mais de 20 anos, David deixou a interiorana cidade de Campos (RJ), para morar na capital carioca. Na época, havia conseguido trabalho em uma gravadora como motorista, porém acabou perdendo o emprego. Sem dinheiro para pagar o aluguel, foi despejado do pequeno barraco e teve que morar na rua com sua esposa grávida e o filho mais velho.  Foi nesta situação que ele “enxergou a oportunidade diante da crise”, frase que ele aborda em suas palestras. Com R$12,00 emprestado, comprou doces e saiu a vender na calçada. Ao criar irreverentes estratégias de marketing, David se destacou nas ruas do Centro do Rio de Janeiro e conquistou mais de 5 mil clientes em sua banca de doces.

O segredo de seu sucesso foi saber se destacar dos concorrentes, o uso dos orelhões, por exemplo, foi um deles, mas a barraca também continha cartazes indicativos de loja virtual, setores diet, andares, como se a banca fosse um shopping center, este e outros aspectos apelativos atraíram cada vez mais compradores.

Com milhares de clientes conquistados, o ex-camelô acabou investindo mais em seu negócio, o que chamou a atenção também de empresários interessados em sua visão, que o contrataram para falar em um congresso de empreendedorismo. A primeira palestra teve duração de apenas 30 minutos, mas foram estes minutos que alavancaram sua carreira como palestrante. Depois disso, David não parou mais de receber convites para eventos nacionais e internacionais.

Hoje ele encanta os ouvintes contando sua história de superação e mostrando como as oportunidades mudam vidas. Para ele, não há limitação que não possa ser vencida com uma boa atitude, tentativa e análise constante, isto tudo é o segredo do sucesso.

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *