Estudantes criam carro que anda 400 quilômetros com um litro de etanol

Um grupo de 18 estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco, conseguiu criar um protótipo de veículo que percorre 400 quilômetros abastecido com apenas um litro de etanol. A equipe Pato a Jato, como é chamada, irá para Detroit, nos EUA, para apresentar sua invenção no evento Shell Eco-marathon, que desafia estudantes de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.

A turma já esteve na competição no ano passado, onde conquistou o segundo lugar com a marca de 316 quilômetros com um litro do combustível. Para este ano, o protótipo chamado de Popygua, está com 13 quilos a menos (pesando 37 quilos), feito com fibra de carbono, atingindo a marca de 400 quilômetros com a mesma quantidade de etanol.

É o segundo ano seguido que a turma do interior do Paraná participa do evento, que permite protótipos que utilizem bateria, gasolina, diesel, hidrogênio, gás natural ou, no caso da categoria de que os brasileiros participarão, combustíveis alternativos, como o etanol. Em 2015, os estudantes conseguiram o segundo lugar em seu respectivo grupo, com a marca de 316 quilômetros rodados utilizando apenas um litro de etanol.

O Shell Eco-marathon 2016 acontece nos dias 22 e 24 de abril.

tag: 400 km em 1 litro, carro economico, niversidade Tecnológica Federal do Paraná, pato a jato, Popygua, prototipo de carro,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *