Evite o “turnover”: fidelize seus colaboradores

ArtigosGestãoRH

fev 23, 2016

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Não foi apenas o perfil do consumidor que mudou quando observamos que eles estão mais exigentes, bem informados, buscam qualidade, entre outras atitudes e comportamentos. Na verdade, devido as aceleradas mudanças em âmbito mundial nas áreas tecnológicas, econômicas, sociais, políticas, podemos afirmar que as pessoas mudaram, independente do papel que elas estejam desempenhado: enquanto consumidores, colaboradores, em seus mais diversos tipos de relacionamentos.

A maioria de nós busca, cada vez mais, aquilo que melhor atende nossos desejos e necessidades.

Portanto, a empresa que quiser manter e motivar seus colaboradores, deverá compreender que necessitará de uma gestão que se preocupe com uma série de fatores, mas que quando bem administrados, refletirá de forma positiva na produtividade, satisfação do cliente e consequentemente nos seus resultados

Observe alguns desses fatores, considerados essenciais nesse processo de fidelização da equipe:

  • Ambiente de trabalho harmonioso em que prevaleça o respeito, a confiança, a colaboração e integração entre todos;
  • Um processo de comunicação transparente e efetivo pois, o colaborador deverá ser o primeiro a compreender e “comprar” as ideias, regras, produtos e serviços da empresa, afinal ele a representa. É necessário que todos possam interagir no processo, sendo incentivados a expressar suas opiniões e ideias.
  • Reconhecimento de seu desenvolvimento através de elogios ou sistemas de premiações;
  • Definir bem os Cargos para que o colaborador saiba suas funções e responsabilidades.Sempre que possível ter um Plano de Carreiras claro e devidamente comunicado.
  • Lideranças devidamente capacitadas, capazes de, não somente colocar em prática esses fatores, mas, acima de tudo, saberem se relacionar de forma assertiva com sua equipe, acompanhando e pontuando progressos e dificuldades dos colaboradores e apoiando-os e instruindo-os o no que se fizer necessário.
  • E, certamente, salários atrativos ou no mínimo compatíveis com o mercado.

O que os gestores precisam entender é que as pessoas estão buscando cada vez mais qualidade de vida e que relacionamentos saudáveis e transparentes no ambiente de trabalhos e tornam primordiais para que se consiga reter os talentos em sua empresa.

Dessa forma, o colaborador que encontra informações claras, desafios, oportunidade de participação, integração, reconhecimento financeiro e em palavras (elogios), aliados à uma liderança realmente preocupada com seu desempenho e progresso, dificilmente irá abandonar a sua empresa e preferir a concorrência.


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Alexandra Fabri
Sócia/Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas
ADRIANO FABRI CONSULTORES ASSOCIADOS
http://www.adrianofabri.com.br/

tag: alexandra fabri, fidelize seus colaboradores, motivar seus colaboradores, Turn Over,

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Marcus Bernardes Fundador

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