Ex-ajudante de floricultura funda maior portal de venda de flores online do Brasil – Conheça a Giuliana Flores




Solicitar a entrega de flores é algo comum. Desde que você ligue ou vá a uma floricultura em sua cidade, pague e forneça um endereço. Mas o empreendedor Clóvis Souza seguiu um caminho diferente e optou por vender flores pela internet. Claro que isso exige uma logística incrível, parcerias e um toque especial: o amor pelo que faz. Hoje são mais de 180 mil entregas por mês, sendo que 85% das solicitações são para o mesmo dia. Apesar do dinamismo online, a primeira loja física, em São Caetano do Sul (SP) permanece no mesmo local, onde foi fundada a Giuliana Flores há 25 anos. A empresa conta com dois centros de distribuição, no Rio de Janeiro e São Paulo, mas as entregas são realizadas em todo Brasil. Na capital paulista as entregas são feitas à moda antiga: através de uma bicicleta. “A bicicleta não emite poluentes, economiza combustível e deixa a cidade mais limpa, saudável e menos barulhenta. Optamos principalmente pela economia do transporte e pela agilidade na entrega”, conta o idealizador. Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com o fundador da Giuliana Flores, Clóvis Souza:

giuliana flores (1)

A Giuliana Flores possui apenas uma unidade física. (Divulgação)

Como surgiu a ideia do negócio?
Eu morava em cima de uma floricultura. Minha mãe trabalhava o dia todo e, para não me deixar sozinho em casa, perguntou ao dono da floricultura se eu poderia trabalhar no local depois que chegasse da escola até a hora em que ela voltasse do trabalho. Foi assim que começou a minha relação com as flores. Graças a esse “trabalho informal” eu me apaixonei pela arte floral e com 15 anos já era um profissional da área. Eu morava e trabalhava em São Caetano

do Sul e certo dia fui junto a um amigo a colocar uma placa de “aluga-se” em sua casa. Ao reparar no grande movimento de carros e pessoas, pensei que aquele local seria ideal para uma loja. Por fim, não colocamos a placa e naquele endereço nasceu a primeira loja física da Giuliana Flores, que continua no mesmo endereço já faz 25 anos.

Entregas em São Paulo são realizadas de bicilc

Entregas em São Paulo são realizadas de bicicleta. (Divulgação)

Como foi escolhido o nome?
É o nome de uma ex-namorada minha. Eu estava tão animado em abrir minha própria loja que nem tinha pensado em um nome. No momento em que fui ao contador fazer toda a burocracia necessária ele me perguntou qual seria o nome e resolvi colocar Giuliana. Não foi necessariamente uma homenagem, mas por acaso.

Como se tornou um e-commerce?
Eu já fazia catálogos que eram distribuídos para os clientes, eles ligavam e compravam por telefone. Quando a Internet surgiu, eu tive o insight de fazer um catálogo online. O que veio depois foi uma consequência natural. Eu colocava os catálogos na internet e as pessoas começavam a ligar na loja para fazer os pedidos, e isso deu muito certo.

giuliana flores (4)

São mais de 180 mil entregas ao mês. (Divulgação)

No início do site, não tínhamos dinheiro para fazer muito barulho na mídia. Um dia eu recebi minha fatura de cartão de crédito e junto veio uma divulgação dando desconto para os clientes. Entrei em contato com o banco para encontrar a área que realiza essa ação e assim nasceu o marketing da Giuliana Flores, através de parcerias com grandes bancos e seguradoras em que eu oferecia um desconto aos clientes deles. Essas ações foram fortificando a nossa marca porque era como se aquele banco dissesse aos clientes “compre nessa empresa porque ela é segura”.

Quais foram as adaptações necessárias ao longo dos anos de empresa?
Pensamos em algo além de flores, chocolates e pelúcias que são produtos convencionais para uma floricultura e partimos para presentes em geral como perfumes, livros, semi jóias, brinquedos infantis e entre outros produtos encontrados em nosso site.

Como funciona a dinâmica desde o pedido até a entrega?
Temos um sistema onde o cliente se certifica pelo seu próprio smartphone que seu pedido já foi aprovado, produzido e expedido. Além disso, contamos com a nossa logística que monitora todas as entregas.

Poderia deixar uma mensagem para os empreendedores que estão iniciando a carreira no mundo dos negócios?
Dedicação e amor pelo que faz é a chave do negócio.

tag: clovis souza, e-commerce, Entrevista, flores na internet, flores online, floricultura giuliana, floricultura online, giuliana flores, vendas online,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.