Ex-ajudante de floricultura funda maior portal de venda de flores online do Brasil – Conheça a Giuliana Flores
Solicitar a entrega de flores é algo comum. Desde que você ligue ou vá a uma floricultura em sua cidade, pague e forneça um endereço. Mas o empreendedor Clóvis Souza seguiu um caminho diferente e optou por vender flores pela internet. Claro que isso exige uma logística incrível, parcerias e um toque especial: o amor pelo que faz. Hoje são mais de 180 mil entregas por mês, sendo que 85% das solicitações são para o mesmo dia. Apesar do dinamismo online, a primeira loja física, em São Caetano do Sul (SP) permanece no mesmo local, onde foi fundada a Giuliana Flores há 25 anos. A empresa conta com dois centros de distribuição, no Rio de Janeiro e São Paulo, mas as entregas são realizadas em todo Brasil. Na capital paulista as entregas são feitas à moda antiga: através de uma bicicleta. “A bicicleta não emite poluentes, economiza combustível e deixa a cidade mais limpa, saudável e menos barulhenta. Optamos principalmente pela economia do transporte e pela agilidade na entrega”, conta o idealizador. Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com o fundador da Giuliana Flores, Clóvis Souza:
Como surgiu a ideia do negócio?
Eu morava em cima de uma floricultura. Minha mãe trabalhava o dia todo e, para não me deixar sozinho em casa, perguntou ao dono da floricultura se eu poderia trabalhar no local depois que chegasse da escola até a hora em que ela voltasse do trabalho. Foi assim que começou a minha relação com as flores. Graças a esse “trabalho informal” eu me apaixonei pela arte floral e com 15 anos já era um profissional da área. Eu morava e trabalhava em São Caetano
do Sul e certo dia fui junto a um amigo a colocar uma placa de “aluga-se” em sua casa. Ao reparar no grande movimento de carros e pessoas, pensei que aquele local seria ideal para uma loja. Por fim, não colocamos a placa e naquele endereço nasceu a primeira loja física da Giuliana Flores, que continua no mesmo endereço já faz 25 anos.
Como foi escolhido o nome?
É o nome de uma ex-namorada minha. Eu estava tão animado em abrir minha própria loja que nem tinha pensado em um nome. No momento em que fui ao contador fazer toda a burocracia necessária ele me perguntou qual seria o nome e resolvi colocar Giuliana. Não foi necessariamente uma homenagem, mas por acaso.
Como se tornou um e-commerce?
Eu já fazia catálogos que eram distribuídos para os clientes, eles ligavam e compravam por telefone. Quando a Internet surgiu, eu tive o insight de fazer um catálogo online. O que veio depois foi uma consequência natural. Eu colocava os catálogos na internet e as pessoas começavam a ligar na loja para fazer os pedidos, e isso deu muito certo.
No início do site, não tínhamos dinheiro para fazer muito barulho na mídia. Um dia eu recebi minha fatura de cartão de crédito e junto veio uma divulgação dando desconto para os clientes. Entrei em contato com o banco para encontrar a área que realiza essa ação e assim nasceu o marketing da Giuliana Flores, através de parcerias com grandes bancos e seguradoras em que eu oferecia um desconto aos clientes deles. Essas ações foram fortificando a nossa marca porque era como se aquele banco dissesse aos clientes “compre nessa empresa porque ela é segura”.
Quais foram as adaptações necessárias ao longo dos anos de empresa?
Pensamos em algo além de flores, chocolates e pelúcias que são produtos convencionais para uma floricultura e partimos para presentes em geral como perfumes, livros, semi jóias, brinquedos infantis e entre outros produtos encontrados em nosso site.
Como funciona a dinâmica desde o pedido até a entrega?
Temos um sistema onde o cliente se certifica pelo seu próprio smartphone que seu pedido já foi aprovado, produzido e expedido. Além disso, contamos com a nossa logística que monitora todas as entregas.
Poderia deixar uma mensagem para os empreendedores que estão iniciando a carreira no mundo dos negócios?
Dedicação e amor pelo que faz é a chave do negócio.
tag: clovis souza, e-commerce, Entrevista, flores na internet, flores online, floricultura giuliana, floricultura online, giuliana flores, vendas online,