Ex-funcionário conta lado obscuro do Facebook e fala sobre seita interna

O ex-funcionário do Facebook e atual Twitter,  Antonio García Martínez, foi demitido da empresa em 2013 e aproveitou para contar umas “verdades” sobre o emprego na empresa de Mark Zuckerberg.

A primeira é que, segundo Martínez, há um culto interno à Zuckerbeg, em que diversos “crentes” o tem como líder e tem como objetivo de vida trazer todas as pessoas do mundo para sua rede social. Além disso, policiais internos, chamados de The Sec vigiam os empregados o tempo todo.

Livro já foi lançado nos EUA. (Divulgação)

Livro já foi lançado nos EUA. (Divulgação)

Outro caso foi sobre um evento em 2011. Na ocasião, o Google estava lançando o Google Plus, uma rede social, e então, Zuckerberg deu ordens e proibiu que funcionários saíssem dos prédios do Facebook até que seu aplicativo fosse melhorado perante a nova concorrência. Segundo Martínez, os funcionários tinham direito a visita de familiares no final de semana, fora isso, apenas trabalho e mais trabalho.

Ninguém era proibido de sair, mas uma grande lavagem cerebral teria sido feita para que todos entendessem que era um sacrifício pela equipe. Essas e outras histórias ele conta no livro  “Chaos Monkeys: Obscene Fortune and Random Failure in Silicon Valley”, todo baseado em depoimentos.

Martínez também relata que a partir do momento que a pessoa entra na empresa, passa a ter comemoração de seu “Faceversário” todos os anos, mas, que aos quatro anos, começa uma pressão para que a pessoa saia da vaga, por estar acomodada demais.

Outro problema é quando vaza alguma informação de dentro da empresa. Todos funcionários receberiam um e-mail de Mark escrito SE DEMITA, deixando claro quem é a pessoa, para que ela sirva de exemplo a todos.

Além disso, cartazes nas paredes deixariam evidente que a pessoa nunca cumpriu sua missão diária, com frases como, “seu trabalho nunca está pronto” e “faça mais rápido.

O livro ainda não possui tradução em português, nem previsão de lançamento no Brasil, porém já pode ser encontrado nos Estados Unidos.

 

tag: Chaos Monkeys: Obscene Fortune and Random Failure in Silicon Valley, ex-funcionario critica facebook, lado obscuro facebook, livro critica facebook, livro Facebook,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.