Fábricas brasileiras começam a parar produção por falta de peças

Sem categoria

fev 28, 2020

0

Mais de 20 mil funcionários de fábricas de tecnologia estão com suas atividades afetadas por conta do coronavírus. Isso porque, com a epidemia, a China não está exportando seus componentes para o Brasil.

Em entrevista ao Estadão, o presidente da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, afirmou que férias coletivas, redução da jornada de trabalho e outras alterações na rotina a curto prazo devem ser implantadas nas indústrias.

“A situação é muito grave, não temos como buscar o suprimento em outro país”, continuou Barbato. A partir de uma pesquisa feita em 50 fábricas do segmento, a produção deverá ficar 22% abaixo do projetado para o 1º trimestre deste ano.

Outros dados recolhidos pela Abinee comprovam o peso do coronavírus na indústria brasileira: 57% das empresas já estavam com problemas na última semana, 4% estavam em paralisação parcial e 15% estavam planejando paralisar parcialmente.

Empresas como a Flextronics e LG já tiveram que aderir às férias forçadas aos seus funcionários. A primeira, localizada em Taubaté, está com 1,1 mil funcionários em férias até 28 de março. Quando estes voltarem, outra leva sairá de férias coletivas.

O surto do coronavírus tem deixado a indústria brasileira bastante fragilizada. No ano passado, 80% das peças usadas vieram da Ásia. Agora, com a epidemia, sindicatos e donos de fábricas já fazem reuniões para tentarem traçar alternativas viáveis e sem grandes custos.

“Como se trata de uma questão de saúde, não de um problema específico, estamos tentando negociar a parada da produção sem custo maior para as empresas”, ressaltou Wilson Périco, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) ao Estadão.

A Honda já afirmou não ter previsão de parada por enquanto, mas que se precisar, tomará tal medida. A JAC adiou o lançamento do seu caminhão elétrico por medo de não ter estoque no país para as vendas.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo irá se reunir na próxima semana com pessoas do departamento de Recursos Humanos de grandes redes para discutir ações de prevenção.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.