Faturamento do mercado pet no país aumenta 13,5% em 2020

O mercado pet estima ter faturado R$ 40,1 bilhões em 2020, 13,5% mais que em 2019 no confinamento da pandemia.

Faturamento do mercado pet no país aumenta 13,5% em 2020

Um mercado que se desenvolveu na Pandemia foi o de produtos para pets. De acordo com a projeção do Instituto Pet Brasil, em 2020, as vendas do país ficarão próximas a 40,1 bilhões de reais, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior.

A pandemia fortaleceu a tendência de humanização dos animais. Já que, os serviços veterinários, de banho e beleza, e os produtos de alta qualidade, como rações especiais e produtos de higiene, promoveram uma melhora na convivência entre humanos e os animais de estimação.

Hoje, o e-commerce responde por 4,4% do faturamento do setor (1,5 bilhão de reais), e o ritmo de crescimento foi forte no ano passado.

Mercado Pet

O mercado de animais de estimação é dominado por empresas menores: mais de 90% são pequenas e médias empresas. As grandes redes de lojas, que representaram 10% das vendas, também apresentaram forte crescimento.

Um exemplo é o Grupo Pet Brasil, que detém seis marcas, entre elas uma franquia para pet shops, além de clínicas veterinárias, soluções de pagamento e programas que auxiliam na gestão de pequenos negócios do setor. Em 2020, a empresa tinha 217 lojas em 23 estados e faturamento de 180 milhões de reais.

Ademais, um outro exemplo é o Grupo Petz, que possui 136 lojas e 114 centros veterinários no Brasil. Além disso, o Petz é a primeira empresa do segmento a ser listada em bolsa, com faturamento de 1,7 bilhão de reais em 2020, aumento de 46,6% em relação ao ano anterior. Em comparação com 2019, os canais digitais do grupo aumentaram 341%, refletindo novos hábitos de consumo durante a pandemia.

Para o Mercado Pet, uma vantagem foi as lojas de animais serem consideradas um serviço essencial. Assim, esses estabelecimentos continuaram a operar durante a fase mais severa da pandemia.

LEIA TAMBÉM: BTG Pactual compra fintech Kinvo para reforçar varejo digital

tag: animais, animais de estimação, faturamento, mercado pet, pet, pet shop, pets,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *