FBI faz exigências que podem acabar com segurança em iPhones

ArtigosDigitalGestão

fev 20, 2016

0

O FBI está exigindo que a Apple burle seu próprio sistema de segurança. A medida foi tomada após o atentado em San Bernardino (EUA), em que o atirador Syed Rizwan Farook e sua esposa mataram 14 pessoas. Proprietário de um iPhone do modelo 5c, a polícia americana quer investigar sua possível relação com grupos terroristas. O problema é que o FBI não consegue acessar o telefone do atirador por conta das configurações de segurança da Apple.

Para solucionar o problema, a justiça ordenou que a companhia crie um sistema de quebra de criptografias, que tornaria possível o acesso a dados pessoais de todos iPhones. O CEO da Apple Tim Cook ficou revoltado com o pedido e publicou uma carta aberta recusando criar o sistema. “O governo dos EUA demanda que a Apple dê um passo sem precedentes, que ameaça a segurança de nossos consumidores. Nós nos opomos a essa ordem, que tem implicações muito além do caso legal em questão”, afirmou Cook.

Ainda na carta, o CEO alegou que, desde 2014, a empresa vem aprimorando seu sistema de segurança, de uma forma que nem eles conseguem acessar os dados dos usuários. “O FBI quer que a gente faça uma nova versão do sistema operacional do iPhone, contornando vários recursos de segurança importantes. Nas mãos erradas, este software – que não existe hoje – teria o potencial para desbloquear qualquer iPhone em posse física de alguém”, alertou.

O FBI fez a exigência se apoiando no “All Writs Act”, estatuto de 1789 que diz que juízes podem emitir mandados “necessários ou apropriados com o objetivo de cumprir suas respectivas jurisdições e os usos e princípios da lei”. No entanto, Tim Cook negou o pedido. “Estamos desafiando as exigências do FBI com o mais profundo respeito pela democracia americana e amor a nosso país. Acreditamos que seria melhor voltar atrás e considerar as implicações”, finalizou.

tag: atentados terroristas, criptografação, criptografia em iphones, fbi exige quebra de segurança, iPhone, quebra de sigilo, segurança,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.