FIFA quer implantar Inteligência Artificial para precisão de impedimentos

Tech

fev 12, 2020

0
Tecnologia foi testada no Mundial de Clubes, mas não foi considerada nas decisões dos juízes

O último Mundial de Clubes foi um teste para a FIFA. Isso porque, de uma maneira bem sutil e imperceptível, a entidade estava testando Inteligência Artificial para casos de impedimentos, geralmente bem polêmicos. Entretanto, a tecnologia não estava interferindo nas decisões do jogo.

O teste foi confirmado pela FIFA em declaração publicamente e, de acordo com ela, a tecnologia vem para auxiliar o VAR, que ainda gera dores de cabeça em questões milimétricas nos jogos. Apesar disso, o órgão afirmou não saber quando ocorreria a implementação, já que o software apresentou resultados inconclusos.

Além disso, o Mundial de Clubes não apresenta uma estrutura enorme comparada aos grandes campeonatos, como a Copa do Mundo. A tecnologia define automaticamente a linha de impedimentos a partir do momento em que a bola é lançada pelo jogador em posse dela, também registrando o percurso dos colegas envolvidos na jogada a partir de 15 ou 20 pontos corporais para gerar os dados necessários na determinação da arbitragem.

Em entrevista à Forbes, o diretor de tecnologia e inovação no futebol da entidade Johannes Holzmüller declara que o software “é tão bom, preciso e automatizado quanto o desejado”. É uma afirmação importante, dado que sua última parte confirma que em teoria a IA pode aumentar a velocidade de geração de resultados sobre impedimentos do próprio VAR.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *