Frederico Trajano afirma que Magazine Luiza se prepara para ser o Alibaba brasileiro
Segundo Frederico Trajano, o e-commerce e as aquisições da Magazine Luiza tem potencial para se tornar um sistema operacional completo do varejo, assim como o Alibaba.

A varejista Magazine Luiza divulgou os resultados do quarto trimestre de 2020 na segunda-feira, 8 de agosto, e resumiu os doze meses do ano.
No último período, as vendas totais com o mercado totalizaram R$ 14,9 bilhões, um aumento de 66%. No ano todo, foram 43,5 bilhões de reais, um aumento de 59,6%. O lucro líquido do trimestre aumentou 39,8%.
Para o crescimento do Magazine Luiza, o e-commerce foi fundamental. Principalmente, porque a pandemia fechou algumas lojas, o que fez a empresa ter um compromisso maior com a digitalização.
No último trimestre do ano, as vendas desse canal aumentaram 120,7%, para 9,5 bilhões de reais, respondendo por 63,8% das vendas totais.
“Temos a força do nosso e-commerce junto com todas as outras empresas que adquirimos para oferecer produtos e serviços de modo a ser um sistema operacional completo do varejo brasileiro aos moldes do que vemos no exterior com empresas como o Alibaba“, afirma Trajano para a EXAME.
Além disso, o e-commerce tem se tornado cada vez mais importante e já atingiu dois terços das vendas.
Magazine Luiza: Sistema Operacional Completo do Varejo
A empresa também aposta fortemente na aquisição de negócios com foco em tecnologia, publicidade e varejo para expandir a capacidade de vendas e cotações de produtos.
A aquisição mais recente é a aquisição da VipCommerce. Ela fornece tecnologia para mais de 100 redes de supermercados e possui 400 lojas em 18 estados brasileiros.
“A penetração da venda online de alimentos, bebidas e produtos de higiene do varejo brasileiro é de apenas 1% e há muito potencial de crescimento. O AiQFome, por exemplo, comprado por nós no ano passado faturou 1 bilhão de reais em 2020 num mercado de 196 bilhões de reais de alimentação fora de casa”, diz Trajano.
A empresa cresceu com foco na comercialização de outras categorias de produtos. Como, por exemplo, na comercialização de produtos de moda e beleza, por meio das marcas Época Cosméticos, Zattini e Netshoes.
Além disso, a Hubsales também pretende digitalizar o pólo industrial da moda para conectar os fabricantes diretamente ao consumo final através do marketplace.
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