GM vai parar fábrica em São Caetano
A General Motors (GM) vai parar fábrica em São Caetano por falta de peças e adequação das linhas de montagem para a produção de uma nova picape

A General Motors (GM) irá parar totalmente a produção na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, por seis semanas. A empresa informou que o motivo da paralisação é a falta de peças e linhas de montagem suficientes para a produção de novas picapes.
A paralisação está programada para começar no dia 21 de Junho e os trabalhadores voltarão para o dia 02 de Agosto. No entanto, até lá, a montadora suspenderá a jornada de produção noturna na próxima segunda-feira, 31, com exceção das áreas de pintura e funilaria.
Na quarta-feira (26), os funcionários da GM de São Caetano votaram online uma proposta para suspender os contratos de trabalho negociados com o sindicato.
Ademais, a GM afirmou que isso é necessário tendo em vista o impacto da pandemia na cadeia de abastecimento e o objetivo de manter o trabalho.
A montadora também confirmou que a produção da fábrica está adaptada à produção de novas picapes. Dessa forma, seguindo com o que está previsto no plano de investimentos de R$ 10 bilhões, que também afetará temporariamente a produção.
Além disso, em outubro do ano passado, a General Motors retomou seu segundo turno de produção na fábrica de São José dos Campos, em SP, onde montou a picape S10 e o SUV TrailBlazer.
Outras fábricas
Por falta de peças, a unidade fabril da Onix – o carro mais vendido do país – de Gravataí (RS) está fechada desde março. De acordo com o sindicato local, as obras que originalmente deveriam ser retomadas no complexo no início de julho foram adiadas para 19 de julho.
A GM disse em nota que tem trabalhado com fornecedores para retomar a produção em Gravataí “o mais rápido possível”.
*Com informações de Estadão Conteúdo
LEIA TAMBÉM: 7 dicas de Elon Musk para aumentar a produtividade nas empresas
tag: ABC Paulista, empresa, empresas, general motors, gm, picape S10, São Caetano,