Independência ou morte dos negócios – Qual é a sua escolha?

Nessa loucura da turnê – A Revolução das Startups – acabei me deparando com todo o tipo de evento organizado, e uma das coisas que mais me chamou atenção é a forma como as pessoas contam e dependem das outras.

Notei ser muito comum ter uma equipe e alguns líderes, apenas delegarem as tarefas no sentido “Vai lá e faz, quando tiver pronto me avisa e deu”, só que depois de um tempo, começa a frustração da não entrega, e o pânico quando aquela tarefa era imprescindível.

Isso acontece muito, desde passar atividade de um jeito jogado, sem uma explicação adequada e justificativa daquilo. Você deve estar pensando, eu devo justificar? Ora, quando as pessoas entendem o por que estão fazendo o que estão fazendo e, principalmente, se acreditam naquilo, seu empenho e potencial de realização aumentam gradativamente… Então vale a pena.

A questão é que, notei muitas pessoas gostarem de jogar a responsabilidade nas outras, em um estado de dependência, no qual as coisas só poderão ser alcançadas se as outras fizerem, até como uma possível justificativa posterior – Deu errado, porque fulano não fez.

Ao pensar sobre isso, notei que no empreendedorismo, tem sido muito similar. Jogar e depender totalmente de pessoas que não estão tão engajadas ainda para que algo aconteça.

Vamos lá, é obvio que você precisa de pessoas incríveis para montar algo também incrível. É fundamental ter bons parceiros e relações com quem vai lidar. No entanto, você deve pensar em contar com as pessoas, apresentar o quanto é interessante o que estão fazendo, a intenção, o ganha-ganha, mas ainda assim, sempre tenha um plano B… Pois, diversas vezes as coisas não vão acontecer, você ficou na mão de alguém.

O mundo está doido, você vai encontrar seus incríveis. Mas, esteja preparado para que muitas ajudas virão como potencializadoras e não como fator crucial. Pelo menos bem no início isso é crucial… Infelizmente essa parece uma justificativa muito fácil de não fazer acontecer.

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Bruno Perin

Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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