Indicadores apontam que São Paulo é a cidade mais empreendedora do País

Levantamento da Endevor mostrou que a capital paulista está em situação privilegiada, mas cidades do interior também se destacaram na pesquisa.

Um índice elaborado pela Endevor apontou que São Paulo é a cidade mais empreendedora do País. A instituição sem fins lucrativos que fomenta a livre iniciativa de alto impacto econômico chegou ao resultado após analisar as fontes de financiamento da capital paulista.

São Paulo concentra atualmente cerca de 60% do capital disponível para o financiamento de negócios em estágio inicial, além disso, outros fatores contribuem para a posição de liderança, como a infraestrutura de logística privilegiada, pois está próxima do principal porto do País, em Santos e do aeroporto de Guarulhos.

O estudo da Endeavor leva em consideração sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Foram analisadas 32 cidades brasileiras e a segunda colocada foi a líder do ano passado, Florianópolis, seguida de Vitória, Recife e

A grande população e a influência econômica de São Paulo pesaram bastante nos índices, mas desta vez, a força do interior também prevaleceu.

Além de Campinas nas primeiras posições, São José dos Campos também se destacou em posição de destaque no ranking, superando capitais como Curitiba e Porto Alegre. Já Joinville, ficou à frente do Rio de Janeiro, na 9ª posição. Segundo o estudo, os três municípios tiveram bons resultados em inovação, graças às suas universidades.

tag: cidade empreendedora, empreendedorismo, sao paulo,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.