Fazer faculdade ou abrir um negócio? Jovem larga veterinária e faculdade de medicina para vender brigadeiros




Há quem diga que não adianta sufocar o espírito empreendedor, que uma hora ele reaparece com tudo! Foi o que aconteceu com a jovem Carolina Sales, 33, que após se formar em Veterinária e iniciar graduação em Medicina, acabou se encontrando no que, inicialmente, era apenas uma forma de complementar a renda. Isso aconteceu em 2010, quando, com a ajuda de sua avó, dona Cora, passou a fazer brigadeiros para vender na faculdade.

Após seis meses vendendo os brigadeiros pela internet e fazendo de sua casa a cozinha de produção, sentiu a necessidade de ter um espaço só para os pequenos brigadeiros, que estavam começando a fazer sucesso no Rio de Janeiro. Então a primeira escolha difícil teve de ser feita: continuar a faculdade de Medicina ou abrir a primeira loja da marca? A empreendedora não hesitou e inaugurou sua primeira loja, a Brigaderia Chic em um shopping, em 2011. Hoje a marca conta com três lojas, uma exclusivamente fit, com doces sem glúten e lactose, 24 funcionários e até mudou de nome, se tornando Carolina Sales – Pâtisserie de Brigadeiros. Além disso, a empreendedora passou a ministrar palestras motivacionais contando suas experiências.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com a empresária:


Como surgiu a ideia de negócio?
Foi uma ideia que surgiu na época em que fazia minha segunda faculdade e me casei. Para complementar a renda fazia caixinhas de artesanato em meu tempo livre e decidi oferecer aos meus clientes com a opção de brigadeiro dentro. Não parei mais.

Como tomou a decisão de parar a faculdade e investir em seu empreendimento?
O volume de vendas ficou muito alto dentro de casa e vimos que era bom negócio. Decidi trancar a faculdade por seis meses para organizar o negócio e voltar, mas tudo tomou uma proporção tão grande que não consegui voltar mais.

sales patisserie (5)

Carolina opta por acompanhar todas etapas de perto. (Divulgação)

Quais são os produtos oferecidos atualmente? Quem elabora a receita e os produz?
Temos uma variedade imensa. Variamos entre; bolos simples, naked cakes, brownies, cupcakes, brigadeiros enrolados, brigadeiros de colher, bolos e brownies de pote e agora uma linha extensa de produtos para pessoas com restrição alimentar. Eu elaboro todos os doces, treino minha equipe e elas replicam.

Qual é o diferencial de seu empreendimento?
Cuido de cada detalhe pessoalmente, seleciono as candidatas, treino, escolho cada embalagem, cada ingrediente utilizado nos doces. Tenho intimidade e amor com meu negócio. Esse é o segredo.

Por que optou mudar o nome do empreendimento (de Brigaderia Chic a Carolina Sales – Pâtisserie de Brigadeiros) ?
Quando comecei utilizava um nome muito frágil, onde as duas palavras, tanto o Brigaderia, quanto o Chic são denominados de uso comum, por isso decidimos fortalecer a marca com um nome próprio.

Quais são os planos para o futuro?
Ter saúde para continuar a colocar minhas ideias em prática e cuidar do meu negócio.

Pretende franquear o negócio?
Não acredito em modelo de franquia para o meu tipo de negócio.

Como se tornou uma palestrante? Que tipo de eventos palestra?
Comecei a ser convidada conforme a empresa se destacou. Dou aulas e palestras motivacionais.

sales patisserie (4)

Brigadeiros se tornaram principal renda de estudante, que já tem três lojas. (Divulgação)

Sofreu algum preconceito por ser mulher no mundo dos negócios?
Não, nunca dei a chance.. rsrsrsrs

O que mudou na sua vida como profissional anteriormente e como empresária?
Muita coisa. Minha vida é corrida, tive uma filha, tenho que equilibrar muita coisa, mas vivo o mundo que eu gosto, agitado e dinâmico.

Qual sua mensagem para quem está começando um empreendimento?
Parece clichê, mas para pensar em começar veja se você ama de verdade o que vai fazer, o mundo dos negócios pode ser lindo, mas muito cruel também. Organização financeira também é fundamental.


tag: Brigaderia Chic, Carolina Sales, empreendedora, Pâtisserie de Brigadeiros,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.