Fazer faculdade ou abrir um negócio? Jovem larga veterinária e faculdade de medicina para vender brigadeiros
Há quem diga que não adianta sufocar o espírito empreendedor, que uma hora ele reaparece com tudo! Foi o que aconteceu com a jovem Carolina Sales, 33, que após se formar em Veterinária e iniciar graduação em Medicina, acabou se encontrando no que, inicialmente, era apenas uma forma de complementar a renda. Isso aconteceu em 2010, quando, com a ajuda de sua avó, dona Cora, passou a fazer brigadeiros para vender na faculdade.
Após seis meses vendendo os brigadeiros pela internet e fazendo de sua casa a cozinha de produção, sentiu a necessidade de ter um espaço só para os pequenos brigadeiros, que estavam começando a fazer sucesso no Rio de Janeiro. Então a primeira escolha difícil teve de ser feita: continuar a faculdade de Medicina ou abrir a primeira loja da marca? A empreendedora não hesitou e inaugurou sua primeira loja, a Brigaderia Chic em um shopping, em 2011. Hoje a marca conta com três lojas, uma exclusivamente fit, com doces sem glúten e lactose, 24 funcionários e até mudou de nome, se tornando Carolina Sales – Pâtisserie de Brigadeiros. Além disso, a empreendedora passou a ministrar palestras motivacionais contando suas experiências.
Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com a empresária:
Como surgiu a ideia de negócio?
Foi uma ideia que surgiu na época em que fazia minha segunda faculdade e me casei. Para complementar a renda fazia caixinhas de artesanato em meu tempo livre e decidi oferecer aos meus clientes com a opção de brigadeiro dentro. Não parei mais.
Como tomou a decisão de parar a faculdade e investir em seu empreendimento?
O volume de vendas ficou muito alto dentro de casa e vimos que era bom negócio. Decidi trancar a faculdade por seis meses para organizar o negócio e voltar, mas tudo tomou uma proporção tão grande que não consegui voltar mais.
Quais são os produtos oferecidos atualmente? Quem elabora a receita e os produz?
Temos uma variedade imensa. Variamos entre; bolos simples, naked cakes, brownies, cupcakes, brigadeiros enrolados, brigadeiros de colher, bolos e brownies de pote e agora uma linha extensa de produtos para pessoas com restrição alimentar. Eu elaboro todos os doces, treino minha equipe e elas replicam.
Qual é o diferencial de seu empreendimento?
Cuido de cada detalhe pessoalmente, seleciono as candidatas, treino, escolho cada embalagem, cada ingrediente utilizado nos doces. Tenho intimidade e amor com meu negócio. Esse é o segredo.
Por que optou mudar o nome do empreendimento (de Brigaderia Chic a Carolina Sales – Pâtisserie de Brigadeiros) ?
Quando comecei utilizava um nome muito frágil, onde as duas palavras, tanto o Brigaderia, quanto o Chic são denominados de uso comum, por isso decidimos fortalecer a marca com um nome próprio.
Quais são os planos para o futuro?
Ter saúde para continuar a colocar minhas ideias em prática e cuidar do meu negócio.
Pretende franquear o negócio?
Não acredito em modelo de franquia para o meu tipo de negócio.
Como se tornou uma palestrante? Que tipo de eventos palestra?
Comecei a ser convidada conforme a empresa se destacou. Dou aulas e palestras motivacionais.
Sofreu algum preconceito por ser mulher no mundo dos negócios?
Não, nunca dei a chance.. rsrsrsrs
O que mudou na sua vida como profissional anteriormente e como empresária?
Muita coisa. Minha vida é corrida, tive uma filha, tenho que equilibrar muita coisa, mas vivo o mundo que eu gosto, agitado e dinâmico.
Qual sua mensagem para quem está começando um empreendimento?
Parece clichê, mas para pensar em começar veja se você ama de verdade o que vai fazer, o mundo dos negócios pode ser lindo, mas muito cruel também. Organização financeira também é fundamental.
tag: Brigaderia Chic, Carolina Sales, empreendedora, Pâtisserie de Brigadeiros,