Jovem que vendia brownies na escola conquista 200 pontos de venda

Mais uma vez mostramos que o mundo dos negócios não é apenas para homens engravatados com idade avançada. Cada vez mais os jovens se destacam e inovam no empreendedorismo com sua visão atualizada de mercado. Com Luiz Quinderé Marques não foi diferente. Aos 15 anos, ainda no Ensino Médio, Luiz começou a levar brownies para o intervalo da escola e logo percebeu o interesse dos colegas, passando a vender os doces. Na faculdade não foi diferente e logo sua casa ficou pequena para a produção. Assim nasceu o Brownie do Luiz, empresa que conta com mais de 200 pontos de vendas entre Rio de Janeiro e São Paulo, além de duas lojas próprias. Confira a entrevista de A Magia do Mundo dos Negócios com Luiz Quinderé Marques, fundador do Brownie do Luiz:

 

Como e quando teve a ideia de efetivamente transformar os brownies em um negócio?
O lanche que era disputado pelos amigos na hora do recreio, passou a ser vendido na escola depois que dois amigos brigaram na disputa por um pedaço. Na época com 15 anos, eu pagava a pessoa que trabalhava na minha casa para fazer os brownies e dividia com ela o lucro das vendas.
A rotina seguiu durante a faculdade, para onde eu ia com brownies na mochila para vender pelo campus. A primeira virada de chave foi a participação no programa Mais Você, em 2011 que fez com que a procura pelo produto crescesse de forma que a cozinha de casa ficou pequena. O próximo passo foi dividir a cozinha com uma fábrica de doces que já tinha estrutura montada e depois de um ano montar a própria fábrica, onde hoje atualmente é a Loja de Laranjeiras.

Luiz-BrownieDoLuiz

Luiz conta que teve dificuldades para legalizar o negócio. (Divulgação)

O brownie não é um doce tradicional para os brasileiros, como o mercado recebeu seu produto?
O produto foi bem recebido, criamos a brincadeira do Brownie Is The New Bolo.
Ficamos orgulhosos em ter inspirado muitos outros negócios de brownie a surgirem depois disso.

Você vende a “raspa do tacho” em potinhos, junto com os brownies, como surgiu esta ideia?
Quando ainda produzia na cozinha de casa, os amigos estavam sempre láalguns ajudando com o preparado dos Brownies, outros comendo as casquinhas que sobravam e serviam perfeitamente à função de matar a vontade deles. Com a produção crescendo, nem os amigos davam conta de comer todas elas então muitas passaram a ir pro lixo.

Sempre tive uma grande preocupação com o impacto ambiental do consumo por conta do meu pai que é ambientalista. Guardava em casa todas as latas que usava para produzir os Brownies. A essa altura, o corredor de casa já estava cheio de latas. Até que um dia, um amigo teve a ideia de juntar os dois, as latas que não tinham uso e as casquinhas sem destino. Ele usou a expressão “isso é um veneno” e assim surgiu o Veneno da Lata.

Quais são os produtos e sabores vendidos atualmente?
Brownie Original, Brownies Recheados (Chocolate branco, doce de leite, Nutella, Limão, Maracujá), Brownie com Castanha de caju, Veneno da Lata Venenano, Veneno da Lata com Castanha de caju e Veneno do Alasca, com sorvete de baunilha com pedaços de Brownie.
Além desses, nas nossas lojas também servimos café – sempre com um pedacinho de Brownie para acompanhar.

Brownies sabores

Brownies são vendidos em diversos recheios. (Divulgação)

Houve dificuldades no início?
Dificuldades de empreender, falta de incentivo do sistema, dificuldade de legalização, mas foram todas superadas.

Quais são os planos para o futuro?
Estamos querendo fazer produtos mais conscientes, conhecer a fundo nossos fornecedores, causar um impacto social e ambiental positivo. Temos a ambição de conseguirmos conciliar cada vez mais um crescimento sólido para o nosso negócio com dinâmicas que beneficiem e sejam saudáveis para todos os envolvidos em nossa cadeia produtiva.

Qual sua mensagem para os empreendedores que estão iniciando carreira?
Um passo de cada vez! Vejo muitos empreendedores querendo abrir 100 lojas antes de abrir a primeira. Nossa geração é muito imediatista e não consegue valorizar a importância do processo.

 

tag: Ana Maria Braga, brownie do luiz, brownies, inspiracao, jovem empreendedor, Luiz Quinderé Marques, Mais Você, rio de janeiro,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.