Latam e Azul vão parar de compartilhar voos

A parceria de “code share” das companhias aéreas Latam e Azul terminará em 22 de agosto.

Latam e Azul vão parar de compartilhar voos
Reprodução

Diante dos sinais de recuperação no setor de aviação, as companhias aéreas Latam e Azul decidiram rescindir o acordo de “code share” que assinaram em junho do ano passado.

A parceria vai permitir à empresa vender ingressos de concorrentes e ganhar comissões, e a parceria vai até o dia 22 de agosto. Segundo Jerome Cadier,  presidente da Latam no Brasil, o acordo não correspondeu às expectativas.

Portanto, considerando que os passageiros podem fazer uma longa viagem com uma das empresas e a outra com concorrentes, a ideia é ajudar a empresa a abastecer seus voos.

Além disso, Cadier disse que 2% dos passageiros transportados pela Latam agora compram passagens pela Azul.  

“Esperávamos um crescimento, mas, o tempo foi passando e vimos que essa alta não veio na proporção esperada.”

disse Cadier

Com o crescimento da demanda, a Latam também aumentará sua oferta nos próximos meses. De acordo com Cadier, a empresa planeja contratar 750 tripulantes até dezembro, dispensar 2.700 até 2020, expandir a frota de cargueiros de 11 para 21 e receber mais 7 aviões de passageiros.

Embora março e abril tenham sido meses difíceis, a Latam melhorou em maio e planeja operar com 90% da capacidade em dezembro (em comparação com o mesmo mês de 2019).

Em abril, a companhia aérea operava com 38% de sua capacidade, e sua capacidade atual é de 49%. Em sinais de recuperação, a empresa também notou uma queda no número de passageiros que compraram passagens, mas não pareciam viajar. Há 45 dias, eles representavam 14% do total. Hoje, o número é de 6%.

Azul

Já a Azul afirmou  que o encerramento do acordo de ‘codeshare’ é uma “uma reação (da Latam) ao processo de consolidação” (do mercado). Em nota, a Azul afirmou que “acredita que um movimento de consolidação é uma tendência do setor no pós-pandemia” e que “está em uma posição forte para conduzir um processo nesse sentido”. A empresa informou ainda ter contratado consultores para avaliar as “oportunidades de consolidação da indústria”.

*Com informações de Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM: Burger King Está Usando ‘Trilhas de Fumaça’ para Atrair Clientes Aos Seus Restaurantes

tag: azul, code share, compartilhar voos, Latam, parceria,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.