Lenovo apresenta realidade virtual que substitui anestesia geral em crianças

DigitalInovaçãoTech

nov 12, 2019

0

A chinesa Lenovo mostrou a proposta em um curta-metragem durante o Festival de Filmes de Denver, nos EUA

A criança vai passar por um procedimento e, ao invés de tomar anestesia geral, é submetida à realidade virtual (VR). Esse cenário é o que a Lenovo está propondo em sua iniciativa, que tem como parceira a fundação norte-americana Starlight.

O projeto, em teste há doze meses, visa auxiliar crianças com doenças graves a passar por processos que sejam incômodos ou dolorosos. “A realidade virtual pode ser usada no lugar da anestesia geral para ajudar a tolerar a dor e, de fato, está tendo um impacto profundo na qualidade de vida de crianças hospitalizadas”, explica Joe Albertz, pediatra do Hospital Infaltil de Colorado Child Life, um dos participantes do programa. “Estamos vendo crianças que costumavam necessitar de anestesia geral agora capazes de estar totalmente acordadas com o mínimo de medicamentos”, complementa.

O pediatra explicou que, o cérebro tem um limite para atenção. Se ele está totalmente imerso em algum cenário ou situação, é capaz de esquecer e ignorar qualquer coisa que esteja fora dele. “Quanto mais eu puder envolvê-lo nessa experiência virtual, menos seu cérebro será capaz de perceber os sinais de dor que estão passando. E se não está prestando atenção neles, é como se não existissem”, detalha

No caso da Lenovo, ela não desenvolveu nenhuma ferramenta nova ou especial. O utilizado para o experimento foi os óculos de VR Mirage Solo, com imersões já existentes. As especificações de cada realidade virtual ficou na escolha da fundação Starlight, de acordo com a idade e gosto de cada criança.

LEIA TAMBÉM:

tag: inovaçao, oculos realidade virtual, realidade virtual, saúde,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.