Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima…

Empreendedorismo

nov 30, 2015

0




Bem cedo do dia, na hora do café-da-manhã, passo a mão no jornal e lá está estampado na primeira página: “O Brasil está em crise!”.

Vou para o carro e ligo o rádio, para ouvir as notícias: O locutor enche o peito e solta: “O Brasil está em crise!”

Chego ao local da primeira reunião. Havia duas pessoas na sala de espera. De repente, uma delas puxa conversa:

– Que situação difícil estamos vivendo…

– Claro, o Brasil está em crise! – responde desestimulado o outro.

Logo entro para a reunião. A pessoa que me recebe, depois dos cumprimentos tradicionais , solta:

– É um dos piores momentos da história do pais! “O Brasil está em crise!”

Sai de lá e fui almoçar. No restaurante, só se ouviam reclamações nas mesas que estavam ao lado: “O Brasil está em crise!”… “O Brasil está em crise!”

Fui ao banco! Conversei com o gerente. Sabe o que ele me disse? Adivinha… “O Brasil está em crise!”. Na fila do caixa, o papo era o mesmo: “O Brasil está em crise!”… “O Brasil está em crise!”…

Assim foi na farmácia… no supermercado… na padaria…

À noite, volto para casa! Hora de assistir ao jornal. Ligo a TV. Depois da musiquinha tradicional, vem a manchete diz: “O Brasil está em crise!”

Sim… todos eles estão corretos! A realidade mostra: O Brasil está em crise. E o custo de vida está insustentável! Uma crise provocada, mais do que as finanças, pela confiança!  Pela falta de credibilidade dos gestores, líderes, políticos e dirigentes do país!

Mas pior do que a crise do Brasil é a crise vivida por cada um de nós, brasileiros! Uma crise que abalou nossa garra, perseverança, disposição em reverter adversidades.

Uma crise que veio de fora e nos corroeu por dentro.

E como solucionar isso? Fazendo com que a crise percorra agora o caminho inverso e saia de dentro de nós! Das nossas mentes, dos nossos corações, das nossas emoções!

Não pensem que somos os únicos a passar por situações difíceis! Nas biografias que escrevo, existem passagens e relatos de situações difíceis que alguns dos principais empreendedores do Brasil enfrentaram e venceram!

Esqueçam a confiança! A hora agora é a de ter autoconfiança!

Hora de acreditarmos em nós mesmos! Na nossa capacidade, inteligência, criatividade, garra, conhecimento… Acreditarmos nos nossos instintos, na nossa percepção… Acreditarmos naquele velho ditado de que “Se Deus e por nós, quem será contra nós?”

Cortem custos, reorganizem a carreira, a empresa e a casa, revejam os gastos e … Mas não percam o autocontrole e a autoconfiança!

Por isso, esqueçam Brasília e quem lá se acha no direito de ditar as regras.

Vamos bater a mão no peito e dizer em forte e em bom tom: “Eu acredito em mim e no Brasil”

Vamos cantar a frase marcante da música “Volta por cima” de Paulo Vanzolini

Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima…

Não se esqueçam: quem faz o país é o seu próprio povo!

Então… se tem tanta gente chorando, ao invés de também derramarmos lágrimas, é hora de começarmos a vender lenços para esse povo todo!

Olha o lenço… Oportunidade… Absorve as lágrimas do choro como nenhum outro… E o preço é especial!!! Olha o lenço…

eliasawad Elias Awad é biógrafo e palestrante. Especializou-se em escrever biografias dos principais empreendedores brasileiros. Atualmente, escreve seu 20º livro.
Entre suas obras estão as biografias de Samuel Klein (Casas Bahia), Oscar Schmidt, Celso Moraes (Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau), Mr. Fisk (Escolas Fisk e PBF), Affonso Brandão Hennel (Semp Toshiba), entre tantas outras.

 

tag: Elias Awad,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.