Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima…
Bem cedo do dia, na hora do café-da-manhã, passo a mão no jornal e lá está estampado na primeira página: “O Brasil está em crise!”.
Vou para o carro e ligo o rádio, para ouvir as notícias: O locutor enche o peito e solta: “O Brasil está em crise!”
Chego ao local da primeira reunião. Havia duas pessoas na sala de espera. De repente, uma delas puxa conversa:
– Que situação difícil estamos vivendo…
– Claro, o Brasil está em crise! – responde desestimulado o outro.
Logo entro para a reunião. A pessoa que me recebe, depois dos cumprimentos tradicionais , solta:
– É um dos piores momentos da história do pais! “O Brasil está em crise!”
Sai de lá e fui almoçar. No restaurante, só se ouviam reclamações nas mesas que estavam ao lado: “O Brasil está em crise!”… “O Brasil está em crise!”
Fui ao banco! Conversei com o gerente. Sabe o que ele me disse? Adivinha… “O Brasil está em crise!”. Na fila do caixa, o papo era o mesmo: “O Brasil está em crise!”… “O Brasil está em crise!”…
Assim foi na farmácia… no supermercado… na padaria…
À noite, volto para casa! Hora de assistir ao jornal. Ligo a TV. Depois da musiquinha tradicional, vem a manchete diz: “O Brasil está em crise!”
Sim… todos eles estão corretos! A realidade mostra: O Brasil está em crise. E o custo de vida está insustentável! Uma crise provocada, mais do que as finanças, pela confiança! Pela falta de credibilidade dos gestores, líderes, políticos e dirigentes do país!
Mas pior do que a crise do Brasil é a crise vivida por cada um de nós, brasileiros! Uma crise que abalou nossa garra, perseverança, disposição em reverter adversidades.
Uma crise que veio de fora e nos corroeu por dentro.
E como solucionar isso? Fazendo com que a crise percorra agora o caminho inverso e saia de dentro de nós! Das nossas mentes, dos nossos corações, das nossas emoções!
Não pensem que somos os únicos a passar por situações difíceis! Nas biografias que escrevo, existem passagens e relatos de situações difíceis que alguns dos principais empreendedores do Brasil enfrentaram e venceram!
Esqueçam a confiança! A hora agora é a de ter autoconfiança!
Hora de acreditarmos em nós mesmos! Na nossa capacidade, inteligência, criatividade, garra, conhecimento… Acreditarmos nos nossos instintos, na nossa percepção… Acreditarmos naquele velho ditado de que “Se Deus e por nós, quem será contra nós?”
Cortem custos, reorganizem a carreira, a empresa e a casa, revejam os gastos e … Mas não percam o autocontrole e a autoconfiança!
Por isso, esqueçam Brasília e quem lá se acha no direito de ditar as regras.
Vamos bater a mão no peito e dizer em forte e em bom tom: “Eu acredito em mim e no Brasil”
Vamos cantar a frase marcante da música “Volta por cima” de Paulo Vanzolini
Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima…
Não se esqueçam: quem faz o país é o seu próprio povo!
Então… se tem tanta gente chorando, ao invés de também derramarmos lágrimas, é hora de começarmos a vender lenços para esse povo todo!
Olha o lenço… Oportunidade… Absorve as lágrimas do choro como nenhum outro… E o preço é especial!!! Olha o lenço…
Elias Awad é biógrafo e palestrante. Especializou-se em escrever biografias dos principais empreendedores brasileiros. Atualmente, escreve seu 20º livro.
Entre suas obras estão as biografias de Samuel Klein (Casas Bahia), Oscar Schmidt, Celso Moraes (Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau), Mr. Fisk (Escolas Fisk e PBF), Affonso Brandão Hennel (Semp Toshiba), entre tantas outras.
Contatos: eliasawad@eliasawad.com.br e palestras@eliasawad.com.br
tag: Elias Awad,