Uma das características mais importantes dos líderes de sucesso.

ArtigosLiderança

out 12, 2020

0

No livro “A arte de fazer as pessoas experimentarem o seu MÁXIMO” Eduardo Tevah cita 07 caracteristicas dos lideres de sucesso (clique aqui para ler o artigo), mas queremos aprofundar uma das caracteristicas que achamos importantissima no perfil do líder hoje em dia e que é muito pouco falada, a de formar novos líderes e principalmente de prepararem a sua substituição.

O mecanismo de crescimento das pessoas quando são líderes não é compreendido pela maioria. O que me torna um líder de sucesso é a capacidade de obter resultados. E um dos resultados que mais a gente aprecia num líder é sua capacidade de formar novos líderes. O líder de verdade, o  líder triunfador, é um craque em ensinar os mecanismos de liderança para as pessoas chaves em seu grupo. E mais: o líder procura pessoas que possam no futuro via a substituí-lo em caso de promoção. Guarde bem essa frase:

“Nada é pior para o seu futuro do que ser insubstituível  no cargo que você exerce.”

Será que fui claro? Existem sempre novos caminhos, novas promoções, novas filiais abrindo, novas plantas industriais sendo instaladas. E para os líderes poderem aproveitar novas oportunidades você precisa estar apto a concorrer a essa posição e estar apto significa poder dizer a diretoria  da sua organização que você está pronto, que seus resultados são excelentes, que merece a vaga e que já deixou um substituto pronto para o seu lugar.

A verdade é que a maioria dos líderes não preparam os seus substitutos pelo termo que ficou conhecido  no jargão popular como “medo da sombra”, que se refere a um líder que não prepara outras pessoas porque tem medo que essas pessoas venham a roubar o seu próprio cargo.

“O líder  que não prepara seus substitutos e não tem um espirito de formar futuros líderes está muito mais perto da demissão do que da promoção.”

Quero encerrar este texto com a seguinte pergunta:

Quantos novos líderes você já formou? Se você precisasse ser promovido hoje, teria alguém praticamente pronto para assumir a sua posição?

Este texto foi adaptado do livro “A arte de fazer as pessoas experimentarem o seu MÁXIMO” do autor Eduardo Tevah.

Você pode adquirir o livro clicando aqui.

Livro A arte de fazer as pessoas experimentarem o seu máximo

tag: comportamento, eduardo tevah, liderança,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *