Loja atende consumidores que têm pés grandes, do 40 ao 48

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maio 19, 2016

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Já falamos aqui sobre as dificuldades que as mulheres de pés pequenos passam para encontrar sapatos que lhes sirvam, ideia que foi muito bem aproveitada pela empresária Tânia Gomes, da 33e34 . No entanto, em 1934, o casal imigrante alemão Erich e Lionie Rosenthal descobriu uma demanda para quem tem pés maiores e fundou em Moema, zona Sul de São Paulo a Eurico, loja de sapatos masculina e feminina com numeração acima da média.

Ao longo de quase oito décadas a família administra a loja que também ganhou mais uma filial no bairro dos Jardins e um e-commerce para atender a demanda de todo País. Atualmente as responsáveis são as irmãs e netas do fundador Vera Rosenthal, Nidia Szylit e Claudia Rosenthal que relatam uma média de 5 mil pares vendidos ao mês. Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Claudia Rosenthal:

 

Tradicionalmente no mercado físico, quando resolveram investir nas vendas pela internet? Qual é seu ponto forte?
Temos site desde que existe a internet. O e-commerce começou a funcionar em 2007/2008.
O forte, fora o nicho em tamanhos grandes, é a tradição e a confiabilidade da empresa.

Netas de fundadores administram as lojas. (Divulgação)

Netas de fundadores administram as lojas. (Divulgação)

Como ocorre a fabricação dos calçados?
Somos apenas varejistas, não temos fabricação própria. Os modelos normalmente são desenvolvidos pelos próprios fabricantes, mas nós damos sugestões quando necessário.

Quais as numerações disponíveis?
Femininos do 40 ao 43 e masculinos do 44 ao 48.

A maioria dos clientes é homem ou mulher?
Em termos de clientela, meio a meio. Em termos de participação nas vendas, 70% feminino (pois as mulheres compram mais).

O marketing da Eurico é despojado, com paródias de nomes de filmes e a recente contratação de um vídeo com a Jout Jout (assista o vídeo ao final da entrevista). Por que optam por este estilo?
Porque achamos que o bom humor é uma das melhores ferramentas para desfazer certos estigmas, como o “trauma” por ser fora do padrão.

Ao longo das décadas de experiência, quais mudanças precisaram ser realizadas?
São quase oito décadas de trabalho. De lá para cá, naturalmente muita coisa mudou. Eu diria que a maior mudança, claro, foi o advento da internet e a aceitação pelas compras à distância – o que nos aproximou, e muito, de clientes que sempre quiseram comprar conosco, mas moravam longe.

O comportamento do consumidor também está diferente. Se antes as pessoas se contentavam em levar o que tinha, hoje o cliente exige que tenhamos todos os mais recentes lançamentos da moda. É mais difícil, mas um bom desafio, o que nos faz estar sempre ligados, correndo atrás de tudo o que é novidade.

sandalia eurico

Eurico possui diversos modelos femininos do 40 ao 43. (Divulgação)

Quais são os planos para o futuro?
Neste momento de crise, não estamos fazendo grandes planos para um futuro em médio prazo. Para este ano ainda, no entanto, estamos com um novo projeto para o site, que vai torná-lo mais fácil de navegar e com tecnologias mais avançadas que nos permitirão direcionar melhor a oferta para cada tipo de consumidor.

Poderia deixar uma mensagem para empreendedores que estão iniciando carreira?
Para os novos empreendedores, o importante é que façam o que gostam, só isso já os deixará à frente de outros que fazem unicamente pela oportunidade do negócio.

Linha masculina veste até 49. (Divulgação)

Linha masculina veste até 49. (Divulgação)

Partindo disso, é essencial que se faça um excelente planejamento, estudando a viabilidade financeira, a situação do mercado como um todo, a concorrência e os hábitos de consumo dos clientes em potencial, e traçando um plano de crescimento a curto e longo prazo. Enfim, saber como começar e aonde quer chegar.

 

 

Assista à campanha da YouTuber Jout Jout para a Eurico Calçados:

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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