Google revela tendências de comportamento do consumidor em 2021

Conheça as três macro tendências de comportamento do consumidor, segundo estudo da Google

Google revela tendências de comportamento do consumidor em 2021. Paula Bellizia, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, e Lígia Gonçalves, sócia-fundadora da Brain Squad (Reprodução)
Paula Bellizia, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, e Lígia Gonçalves, sócia-fundadora da Brain Squad (Reprodução)

A vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, Paula Bellizia, abriu a edição do Google Leadership Talks desta quarta-feira (03) discutindo sobre o tema “Comportamento do Consumidor e Tendências” com a sócia-fundadora da consultoria Brain Squad e especializada em comportamento humano, Lígia Gonçalves.

Durante a conversa foi destacado a importância para o mundo dos negócios de mapear movimentos culturais e comportamentais. Uma vez que, neste cenário é preciso navegar em meio a tantas mudanças e incertezas, de modo que seja possível às marcas e empresas serem mais relevantes e se associarem às causas corretas. Além de ter um papel ativo na recuperação do País e da população que oscila entre um “otimismo reprimido e um pessimismo defensivo”.

Segundo Lígia, estamos vivendo hoje “o maior experimento de mudança comportamental na história da humanidade, em termos de extensão e duração”. Uma vez que, tivemos que vivenciar uma série de impasses que exigiram de nós a capacidade de adaptação. No entanto, quando a pandemia faz alguém ter de repensar o trabalho ou como se exercitar se parques ou academias estão fechados, isso consome energia cognitiva para adoção de novos hábitos.

“Isso pode ser oportunidade para as marcas e empresas guiarem os consumidores, preencherem necessidades novas. A indústria do entretenimento foi uma das mais sacudidas pela pandemia. A necessidade do entretenimento ainda existe, mas como manter?”, questionou Lígia

Ao discorrer da conversa, Paula Bellizia apresentou o estudo Vida na Quarentena da Google. Logo depois enfatizou três macro tendências de comportamento a fim de discutir com a consultora: a “Distopia otimista”, “Positivar a Pandemia” e a “Retomada forçada”.

Tendência 1: Distopia Otimista

A primeira das macro tendências de comportamento é a Distopia Otimista. Essa tendência parte parte de questionamentos para os quais não temos respostas claras – “Vai passar”, mas quando, como, para quem? 

A pandemia não é igual para todo mundo e temos que estar atentos  ao fato de as pessoas já estarem com a cognição prejudicada, ocupada demais.

Isso tem ficado claro em relatos de estudos sobre pessoas dormindo pior, com mais ansiedade e tudo isso impacta sua performance e faz com que recorram a sistemas automáticos e zonas de conforto. 

Por isso, cresce a consciência sobre as interdependências, ou seja, de que só vamos sair dessa juntos e que só vai ficar bom de verdade, quando estiver bom para todo mundo. 

“Essa ficha está caindo num momento em que o mundo tem um vácuo de líderes inspiradores. É uma oportunidade para as marcas trazerem o otimismo de volta, darem exemplo com comportamentos adequados”

Portanto, se trata de exercer um papel importante na criação de um ciclo positivo nas normas sociais para ajudar as pessoas a saírem da desilusão. Principalmente, com a consciência de que não há mais tolerância para discursos que não se traduzem em práticas.

Tendência 2: Positivar a Pandemia

Essa tendência de comportamento do consumidor reflete sobre a possibilidade de se sentir bem em meio ao caos em alguns momentos ou até que ponto alguém pode se sentir autorizado a isso. Além disso, também traz uma reflexão sobre o que era normal antes da pandemia. Uma vez que agora, 43% dos brasileiros disseram ter grandes alterações de humor no isolamento.

A fundadora da Brain Squad ressalta que temos dois recursos escassos: a citada capacidade cognitiva e o tempo. Com isso, as marcas precisam entender o estado mental das pessoas nessas circunstâncias, em que mudar o que fazia por hábito consome capacidade cognitiva. Todo mundo tendo de aprender sobre vírus, vacina, eficácia e a se desdobrar em um perfil multitarefas.

E pessoas exauridas mentalmente, tomam mais decisões impulsivas ou no automático, estão mais sujeitas a viés e procrastinação de decisões. Com tudo isso, a palavra de ordem para as empresas é – ou deveria ser – simplificar processos, produtos e serviços, assim como sua comunicação. Eliminar barreiras ajuda as pessoas a darem conta das tarefas e atividades. Ainda mais em momento em que muitos estão experimentando a vida digital pela primeira vez, de modo forçado.

Para provedores de serviços e produtos que estão surfando essa onda da experimentação do consumidor, causar uma primeira boa impressão é essencial. Assim como outros podem explorar os pequenos momentos de indulgência que as pessoas têm buscado, após tantos meses de stress na pandemia.

Tendência 3: Retomada Forçada

Já essa tendência se trata da retomada forçada. Uma vez que, é uma volta a algumas atividades, sem que a pandemia tenha ido embora e sob o receio de que todo o esforço do período do isolamento se perca. 

Além disso, Lígia ressalta que neste aspecto, vale o pensamento das metas de curto prazo. Já que, tendem a ser mais realistas e com mais chance de serem atingidas.

“Atingindo uma, a pessoa se anima para outra, e se coloca num movimento positivo, enquanto com metas muito distantes, acaba se mobilizando menos”, disse.

Como o momento é de transição de comportamentos, ela diz ser difícil prever como será depois, mas parte dos comportamentos de agora, certamente vão ficar. O tema da saúde mental, por exemplo, que era considerado quase um tabu.

No caso, do consumidor que está com a saúde mental no limite, uma decepção com uma marca, pode ser um risco enorme. Deste modo, é exigido das marcas consistência.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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