Mais de US$7 trilhões é o prejuízo que a economia terá com as mudanças climáticas

Levantamento foi feito pela Economist Intelligente Unit e prevê que as mudanças climáticas afetem, não só o ambiente, mas também a economia

Foto: Reprodução/Unsplash

O mundo está passando por muitas transformações, tanto positivas, quanto negativas. Porém, as mudanças climáticas são reflexos do quanto os recursos estão explorados. E isso não é algo que afeta só o meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa da empresa britânica Economist Intelligente Unit, que produz relatórios econômicos para diversos países, os impactos gerados no meio ambiente vai afetar – e muito – a economia. O prejuízo calculado é de até 7,9 trilhões de dólares.

O levantamento ainda concluiu que os países mais desenvolvidos, por conta dos seus avanços em tecnologia e pesquisas, correm menos riscos de perdas financeiras.

Coldplay decide não fazer nova turnê por conta da crise climática

“Os países mais ricos são realmente capazes de ser mais resilientes aos impactos das mudanças climáticas, então isso realmente ameaça as trajetórias de crescimento do mundo em desenvolvimento à medida que tentam alcançar o mundo desenvolvido”, disse Ferguson para a agência internacional AFP.

Ao contrário, as nações que estão em desenvolvimento serão as mais prejudicadas. Angola, por exemplo, é uma delas. Seu Produto Interno Bruto (PIB) – assim como de muitos outros países africanos – vai sofrer uma redução de 6,1%. Além disso, por já estar com ecossistemas em risco, visto o aumento do nível do mar, com ondas mais fortes e secas mais intensas e constantes, as chances dos prejuízos aumentam.

Nigéria, Egito, Bangladesh e Venezuela também são países com o PIB em risco. A redução para eles pode chegar a 5%.

Ferguson também declarou que para alterar o curso do mundo, é necessário que haja um fluxo universal. “Os países em desenvolvimento não podem fazer isso sozinhos. É preciso haver um esforço global coordenado para lidar com os impactos de que estamos falando”, disse.

A pesquisa calculou que até 2050, sem as mudanças climáticas, o planeta poderia ter uma economia funcionando com US$ 258 trilhões.

LEIA TAMBÉM:

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *