Mentoring ou coaching? Qual a diferença?

ArtigosComportamento

mar 1, 2016

0

Diariamente eu recebo muitos contatos interessados em se desenvolver como profissional do mercado de palestra e observo que existe certa confusão em relação ao que é coaching e o trabalho de mentoring, que é a minha especialidade.

Então, mentoring ou coaching? Qual a diferença? Esse é o nosso tema!

Eu poderia responder simplesmente que um é exatamente isso e o outro aquilo, mas antes vou ressaltar algumas questões importantes. Talvez óbvias para alguns, mas ainda sombrias para muitos profissionais interessados na carreira de palestrante.

Muito diferente de algum tempo atrás, hoje o número de profissionais que busca espaço no mercado de palestra é cada vez maior.

Com isso, esse segmento tem exigido cada vez mais profissionalismo na arte de transmitir ideias, conceitos e alternativas para se viver com mais qualidade de vida. Existem plateias sedentas por novos conhecimentos e pela conquista de uma vida mais próspera e feliz.

Aí surge uma fatia expressiva de mercado para um profissional que pode transitar por diversos públicos. O palestrante é uma engrenagem importante no mundo corporativo e o mercado tem absorvido os bons.

Aqueles que estão realmente preparados e têm um conteúdo expressivo, com um bom direcionamento, têm grandes chances de se destacar nesse universo. Isso quer dizer que não há mais espaço para aventureiros de palco.

Os contratantes e plateias estão cada vez mais exigentes. Se antes se contentavam com um bom filé, hoje esperam um excelente caviar.

E aí entra o meu trabalho. Diferente do coaching que trabalha a pessoa para uma definição de vida, carreira ou negócio, o mentoring visa aprimorar as competências do profissional e alinhar suas habilidades para o negócio de palestra de uma forma única, equilibrada com o seu próprio perfil e competências. O meu trabalho é trabalhar o palestrante para ele se tornar atraente e desejado pelo mercado.

Resumindo. Coaching é definição de foco.

A mentoria que eu desenvolvo é estratégia de negócio para a carreira de palestrante.

Sucesso e até a próxima!

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

 

tag: coach, coaching, dicas, estrategia, foco, mentoria, mentoring, palestra, palestrantes, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.