Metade das empresas brasileiras começa 2021 com queda no lucro, diz FGV
Segundo pesquisa da FGV, metade das empresas brasileiras começam o ano com queda no lucro.
A FGV/Ibre realizou um levantamento em janeiro com 4.044 companhias da indústria, comércio, serviços e construção. A partir dos dados analisados, praticamente metade das empresas brasileiras iniciou 2021 com lucro abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
A pesquisa especial mostrou que 48% das empresas relataram lucros baixos. Enquanto 35% relataram estabilidade e 17% relataram desempenho melhor do que janeiro de 2020, antes que a pandemia começasse a ter um impacto econômico.
O aumento da pandemia e a retirada das ajudas emergenciais são fatores que levarão a piora desses resultados nos próximos meses. Desse modo, segundo os pesquisadores do Ibre, as expectativas de recuperação das perdas do ano passado estão diminuindo.
A indústria é o setor com o maior percentual de crescimento do lucro (26%) das empresas. Principalmente, os negócios com foco nos setores farmacêutico, químico e de minerais não metálicos. Já que, cerca de metade das instituições do setor apresentaram ganhos.
Setores mais prejudicados
Em contrapartida, quase 90% dos empresários das indústrias de vestuário, couro e calçados sofreram perdas. Além disso, no número de empresas com desempenho decrescente, destaca-se o desempenho dos serviços (62%). No setor da alimentação e alojamento esta proporção ronda os 90%. Uma vez que, estas organizações são as mais afetadas pelas restrições de viagens impostas pela crise da saúde.
Em 2020, o comercio que tem obtido resultados gratificantes com a venda de produtos básicos e a venda nos canais online. Uma vez que, 48% das empresas reportaram queda nos lucros em janeiro. Enquanto, 18% das organizações reportaram crescimento do lucro, próximo à média de todas as empresas do setor. Nesta área, o crescimento negativo está em tecidos, vestuário e calçados, com quase oito em cada dez empresas apresentando prejuízo.
Leia também: Popularidade do Clubhouse faz ações de empresa errada subirem 130%
tag: empresas brasileiras, fgv, ibre, lucro, queda no lucro,