Movida surpreende e pede ao Cade que reprove fusão entre Localiza e Unidas
A Movida, empresa de alugueis de carros, pediu a reprovação ao Cade alegando “preocupações concorrenciais dela decorrentes”.

A Movida anunciou nesta segunda-feira (8) que solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que rejeitasse a operação de fusão empresarial entre a Localiza e a Unidas.
A fusão entre Localiza e Unidas foi aprovada pelos acionistas das empresas em novembro do ano passado.
Os ativos colapsaram na B3, já que RENT3 e LCAM3 ficaram em baixa mais de 9%. No entanto, é importante notar que esta os ativos atrelados ao ciclo doméstico ficaram no geral em baixa.
O Ibovespa fechou em queda de 3,98% após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, cancelar as condenações do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, Lula recuperou os direitos políticos e pode se candidatar à presidência em 2022.
“Esperávamos que a Movida tivesse uma postura mais neutra. No entanto, acreditamos que isso não mudará significativamente a probabilidade de aprovação de fusão e aquisição”, apontam os analistas.
O Bradesco BBI também destacou que a Movida surpreendeu o mercado. No entanto, destacou que a empresa recentemente deu a entender que a fusão poderia resultar em preços mais altos do aluguel de carros.
“A teleconferência de resultados do quarto trimestre deu alguma pista de como a Movida sustentará sua opinião para convencer o Cade a rejeitar a fusão Localiza-Unidas. Esta é uma transação complexa de fusão e aquisição e, em nossa opinião, um parecer final pode ser revelado no final de 2021. Por outro lado, o fato de montadoras como Volkswagen, FCA e Toyota oferecerem leasing operacional para pessoas físicas pode mostrar que a concorrência está aumentando no setor de aluguel de carros BZ”, apontam os analistas do BBI.
Movida
A Movida se destaca como uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil. Principalmente, em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no Brasil, de acordo com informações públicas de mercado fornecidas pela ABLA e por companhias do setor.
LEIA TAMBÉM: Nubank quer mulheres em 50% dos cargos de liderança até 2025
tag: cade, fusão localiza e unidas, localiza, movida, unidas,