Movida surpreende e pede ao Cade que reprove fusão entre Localiza e Unidas

A Movida, empresa de alugueis de carros, pediu a reprovação ao Cade alegando “preocupações concorrenciais dela decorrentes”.

Movida surpreende e pede ao Cade que reprove fusão entre Localiza e Unidas
(Divulgação)

A Movida anunciou nesta segunda-feira (8) que solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que rejeitasse a operação de fusão empresarial entre a Localiza e a Unidas.

A fusão entre Localiza e Unidas foi aprovada pelos acionistas das empresas em novembro do ano passado.

Os ativos colapsaram na B3, já que RENT3 e LCAM3 ficaram em baixa mais de 9%. No entanto, é importante notar que esta os ativos atrelados ao ciclo doméstico ficaram no geral em baixa.

O Ibovespa fechou em queda de 3,98% após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, cancelar as condenações do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, Lula recuperou os direitos políticos e pode se candidatar à presidência em 2022.

“Esperávamos que a Movida tivesse uma postura mais neutra. No entanto, acreditamos que isso não mudará significativamente a probabilidade de aprovação de fusão e aquisição”, apontam os analistas.

O Bradesco BBI também destacou que a Movida surpreendeu o mercado. No entanto, destacou que a empresa recentemente deu a entender que a fusão poderia resultar em preços mais altos do aluguel de carros.

“A teleconferência de resultados do quarto trimestre deu alguma pista de como a Movida sustentará sua opinião para convencer o Cade a rejeitar a fusão Localiza-Unidas. Esta é uma transação complexa de fusão e aquisição e, em nossa opinião, um parecer final pode ser revelado no final de 2021. Por outro lado, o fato de montadoras como Volkswagen, FCA e Toyota oferecerem leasing operacional para pessoas físicas pode mostrar que a concorrência está aumentando no setor de aluguel de carros BZ”, apontam os analistas do BBI.

Movida

Movida se destaca como uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil. Principalmente, em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no Brasil, de acordo com informações públicas de mercado fornecidas pela ABLA e por companhias do setor.

LEIA TAMBÉM: Nubank quer mulheres em 50% dos cargos de liderança até 2025

tag: cade, fusão localiza e unidas, localiza, movida, unidas,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.