7 dicas para mulheres que desejam ser ou já são palestrantes

ArtigosComportamento

fev 5, 2016

0

Que o mercado em geral impõe certas barreiras para a mulher já é um assunto bastante conhecido. E não estou falando de lutas feministas por mais direito,  igualdade, respeito e tantas outras coisas. A conversa aqui é sobre um segmento de carreira específico que certamente está entre aqueles que exigem um equilíbrio emocional mais apurado, principalmente da mulher. A conversa é com você, mulher palestrante!

Assim como tantas outras áreas de atuação, neste segmento específico existem diferenças marcantes. No Brasil, o número de mulheres atuando profissionalmente como palestrante é caoticamente menor comparado ao universo de palestrantes homens. Com isso vejo duas questões interessantes. Se de um lado o empenho e persistência têm que ser maiores, por outro, o mar está azul para as profissionais que realmente desejam enveredar por essa carreira.

Recentemente eu participei de um importante fórum no Encontro Nacional de Mulheres Palestrantes, realizado em São Paulo. Eu me deparei com um celeiro de mulheres inteligentes e ávidas para levar ao mercado suas habilidades e competências. Muitas questões foram discutidas. Algumas abordagens bem interessantes e destaco algumas diretrizes importantes para as profissionais que desejam assumir ou já estão na carreira de palestrante.

  1. Foque sua atenção para ser produtiva e não ocupada. Na ânsia por resultados, manter-se competitiva e assediada pelo mercado de palestras, tem muita mulher que caminha em círculos sem chegar a lugar algum. Para evitar desperdícios é importante estabelecer um plano de carreira, com objetivos, metas e prazos bem definidos.
  1. Tenha tempo estratégico para construir sua carreira. Muita gente ainda pensa que basta ter uma história emocionante e carisma para ter espaço garantido no mercado. Mito. Hoje a formação de um palestrante requer investimento como em qualquer outra carreira. Se você não tem disposição para investir em autodesenvolvimento é provável que tenha que repensar sua trajetória profissional.
  1. Mantenha a autenticidade para driblar os reverses da carreira. Ser autêntica faz total diferença na carreira de palestrante. Tentar reproduzir o que admira é bem diferente de ter competência para determinadas apresentações. Busque internamente seus verdadeiros potenciais, acredite na sua capacidade e seja você mesma independentemente das vozes alheias.
  1. Construa a sua carreira com foco profissional e não materno. Quando a mulher se vê dividida entre a carreira profissional e os compromissos maternos, o risco de um desequilíbrio é constante. Existem mulheres que sabem a importância de investir na carreira, mas, em detrimento da família e dos filhos vai protelando seus projetos. Certamente a dificuldade para quem precisa conciliar as coisas pode ser um pouco maior, mas se quer ser palestrante e manter uma família saudável deve aprender a fazer concessões. Você não pode ser palestrante apenas nas horas livres.
  1. Fortaleça a sua maturidade emocional. Muitas mulheres confundem maturidade emocional com dureza de coração. E uma coisa não tem nada a ver com a outra. É fundamental para o equilíbrio emocional cautela nas tomadas de decisões para evitar atitudes precipitadas provocadas pelo calor das emoções que podem colocar em risco a sua carreira.
  1. Faça do autoconhecimento uma constante em sua vida. Atuar profissionalmente no mercado de palestras requer algumas escolhas e sacrifícios. Pergunte-se constantemente se as suas decisões atuais são conduzidas pela emoção ou você tem plena convicção de cada uma delas. Toda escolha tem um preço.
  1. Seja autoconfiante sem se desrespeitar. A mulher é historicamente uma guerreira. Isso é fato. Apesar disso você deve tomar cuidado para não entrar em uma disputa interna tão grande a ponto de esquecer sonhos e desejos importantes para você. Assim como qualquer outra carreira, atuar como palestrante não deve ser um peso ou sacrifício. Quando fazemos o que amamos tudo corre bem e não é necessário se desrespeitar para provar o seu valor.

patriani

Silvia Patriani
Diretora da Patriani Eventos e especialista em mentoring para palestrantes, notável destaque no mercado em virtude da sua expertise conquistada ao longo dos 18 anos de experiência no segmento de coaching, palestras, eventos e treinamentos in company.
É Mentora de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, César Frazão, Thiago Concer e Dany Padilla.

www.silviapatriani.com.br

tag: Autoconfiança, autodesenvolvimento, carreira, mentoring, mercado de palestra, mulher, mulheres palestrantes, palestra, palestrante, palestrantes mulheres, Patriani Eventos, planejamento estratégico., plano de carreira, Silvia Patriani,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.