O Facebook criou sua própria ferramenta para distribuir newsletters

O Facebook criou o Bulletin, ferramenta para distribuir newsletters, que tem lançamento previsto para o fim desse mês.

O Facebook criou sua própria ferramenta para distribuir newsletters
Reprodução

O Facebook está se preparando para lançar o Bulletin, um serviço que permitiria aos redatores circularem newsletters para qualquer pessoa que desejasse se inscrever, com opções gratuitas e pagas.

Bulletin

O Bulletin aparenta ser uma resposta bastante óbvia ao Substack, plataforma on-line que fornece infraestrutura de publicação, pagamento, análise e design para fornecer newsletters de assinatura.

O serviço do Substack vem atraindo atenção ultimamente. Já que, figuras públicas da mídia como Glenn Greenwald e Matt Yglesias deixaram seus empregos (no The Intercept e Vox, respectivamente) para iniciar suas próprias newsletters. Um diferencial dos boletins informativos online é que os autores têm controle editorial total e podem monetizar por si próprios.

O Bulletin teoricamente faria o mesmo, embora os detalhes sobre como seus redatores ganharão dinheiro não foram divulgados até o momento. 

Além disso, o Facebook aparentemente está oferecendo aos escritores contratos de dois anos para redatores escreverem sobre entretenimento, esportes, moda e notícias locais (exceto notícias sobre política). No entanto, como ou se eles obterão renda adicional por meio das assinaturas ainda não está definido. 

Para fins de contexto, o Substack leva 10 por cento da receita de assinatura de qualquer escritor. 

Se funcionar, pode dar a alguns escritores um aumento tanto em sua renda quanto em seu nível de exposição. Do contrário, será apenas mais uma tentativa de experimentos do Facebook.

Twitter e Newsletters

Desde que o Substack começou a se popularizar, com diferentes escritores gerando conteúdo em texto, grandes empresas, além do Facebook, começaram a olhar para esse ramo.

O Twitter, por exemplo, comprou a Revue, um concorrente Substack. A aquisição foi realizada em janeiro por alguns milhões de dólares. A rede social vem investindo em conteúdos que chegam na sua caixa de entrada.

LEIA TAMBÉM: Embraer recebe encomenda de mais 50 ‘carros-voadores’ para pessoas

tag: Bulletin, face, FACEBOOK, newsletter, newsletters, Revue, Substack,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.