O que aprendi com Geraldo Rufino, o ex-catador de latas que fatura R$ 50 milhões

Imagine você nascer na área rural, e, aos quatro anos ter que se mudar para a cidade grande (São Paulo), mas, para se manter, ter que trabalhar ainda criança em lixões separando produtos para reciclagem. Na adolescência, conseguir uma oportunidade de trabalho no antigo Playcenter e, posteriormente, já em cargo comissionado nesta empresa, conseguir ganhar aproximadamente 70 salários mínimos por mês por meio da venda de pipocas em dezenas de carrinhos no parque e fora dele.

Esta é a história de Geraldo Rufino, o fundador da JR Diesel, empresa que hoje fatura mais de R$ 50 milhões por ano.

Tive a oportunidade de conhecer Geraldo Rufino em eventos na cidade de São Paulo e pelo fato de levar empreendedores e empresários para visitas técnicas em empresas que já atingiram o sucesso, agendamos nosso grupo na JR Diesel para conhecer seu negócio. Fomos recebidos por ele, que além de contar um pouco sobre sua trajetória, comentou a respeito de seu negócio e como contornou os desafios.

Algumas lições que aprendi com Geraldo Rufino:

Resiliência

Não importa o problema ou desafio  em sua vida, Geraldo vencia os obstáculos sempre com alegria, se reposicionava e voltava a caminhar;

Muito trabalho

Não tem segredo, se quer ganhar acima da média, terá que trabalhar acima da média. Seja empreendendo como colaborador ou como empresário. Na época do Playcenter ele trabalhava 12 horas por dia.

Ajudar as pessoas

Não importa o estágio que você está em sua vida. No caso dele, aprendeu com sua mãe que faleceu quando tinha 6 anos que mesmo tivessem muito pouco, deveriam ajudar as pessoas;

Geraldo RufinoPensar positivo sempre

Neste caso não é ser otimista e sim pensar positivo, não importa a situação ou problema;

Persistência

Ele quebrou por mais de uma vez e, mesmo assim, nunca desistiu.

Vaidade

Muito cuidado e atenção. Em determinado momento da vida dele, o assédio de um grupo estrangeiro quase o levou à falência;

Coragem

Em caso de problemas não fuja. Enfrente-os!

Cuidado com o que diz

Você é produto do que pensa e fala!

Filhos

Quanto aos filhos junto a empresa, acredita que estudar e ler é importante. A teoria é necessária para complementar, mas nada substitui a prática. Por este motivo, sempre levava os filhos aos negócios.

Problemas como nova oportunidade

Diante de uma situação em que ele teve seus dois caminhões envolvidos em um acidente, resolveu desmanchá-los e vender as peças, daí surgiu a JR Diesel.

Já admirava o Geraldo pela história de vida e superação, porém como pessoa, a energia positiva que ela emana junto ao brilho nos olhos é inspirador!

Por André Bianchi

Geraldo Rufino vai estar dia 05/12/19 em São Paulo no Seminário Alta Performance em Vendas. Saiba mais clicando aqui!

tag: dicas de geraldo rufino, ex-catador de lixo empresario, geraldo rufino,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.