Os comportamentos do vendedor de sucesso

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dez 3, 2015

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Qual é a função, a missão de um vendedor? É ajudar os clientes a resolver o seu problema, através dos produtos e serviços que você representa, gerando lucro para a sua empresa.

E quais os comportamentos de um vendedor de sucesso? O primeiro é buscar informação. O vendedor de sucesso se dedica pessoalmente a obter informações sobre o mercado, concorrência e clientes. Informação é valor. Como dizia Albert Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao tamanho original”.

O quanto você tem estudado e buscado de informação sobre seus concorrentes e seu mercado? Com a era tecnológica, o cliente chega à sua loja para comprar seu produto, sabendo, muitas vezes, mais do que você. E se você não tiver preparo, ele vai, com certeza, comprar em outra loja, porque ele busca por profissionais e não por amadores.

A segunda característica do vendedor de sucesso é preservar sua rede de contatos. Ele trabalha para desenvolver e manter relações comerciais e utiliza pessoas chaves para atingir seus objetivos.

Já ouviu falar na teoria dos seis graus de separação? Você pode estar pensando: eu nunca vou chegar perto de pessoas ilustres, como por exemplo, Eike Batista e Silvio Santos. Quem nunca pensou assim? Eu mesmo já pensei.

Mas você está muito mais perto dessas pessoas do que imagina, e é isso que diz a teoria dos seis graus de separação. Essa teoria foi criada em 1967 em um estudo científico que provou que são necessários apenas seis laços de amizade para que duas pessoas, de alguma forma, estejam ligadas.

Por exemplo, estou escrevendo um livro e sonho que o prefácio seja escrito por Silvio Santos. Estou muito longe de chegar perto dele. Era o que eu pensava. Depois de começar a mexer na minha rede de contatos, descobri que tenho dois amigos que são amigos pessoais dele. Vou procura-lo hoje? Não. Mas assim que meu livro estiver pronto, vou acionar esses meus dois amigos para pedir esse grande favor a ele.

Se ele vai aceitar ou não, eu não sei. Mas que tenho dois amigos que são amigos dele, eu tenho. E é nessa rede de contatos que eu vou trabalhar. Se no lançamento do livro, meu prefácio der certo, será mais uma prova de que este estudo funciona.

victorvieira Victor Vieira é especialista em vendas.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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