Os segredos para apresentar números em uma fala em público

ArtigosComportamento

set 5, 2015

0

 

Certamente um dos pontos mais complicados numa apresentação em público, é o momento em que o comunicador mostra um gráfico cheio de números. Alguns chegam a se perder em meio a tantas informações tão racionais e, muitas vezes, frias. Apresentar gráficos cheios de informações requer técnicas e cuidados extras. A chave é selecionar apenas os dados apropriados (e precisos) para apoiar a sua mensagem.


Nos treinamentos “Os Segredos para Vencer o Medo de Falar em Público”, existe um pedido especial para os participantes:
“humanizem a apresentação”. Se sua fala é baseada em números ao invés de uma história humana contada através de dados, você (certamente) está em apuros. Os dados e números não falam por si próprios. A minha sugestão é que você os colete, analise e conte histórias. Tudo começa com as ciências mais complexas, a matemática e as análises, mas acaba com o mais surpreendente: a sua forma de contar a história.

O grande problema é que muitos “apresentadores” novatos não se preparam efetivamente para expor seus projetos. E pior, acreditam que quanto mais números e dados transmitir maior credibilidade passará aos ouvintes. Pesquisar bastante deixa o profissional mais confiante para defender as suas ideias, apresentar os números e responder possíveis perguntas dos espectadores. As boas ideias geralmente aparecem enquanto se está fazendo outras coisas, então quando isso acontecer, o ideal é colocar num rascunho, para depois acrescentar à apresentação, até que ela fique perfeitamente alinhada com o que se quer transmitir.

Outra sugestão é sempre incluir imagens aos gráficos apresentados. O ser humano é visual e compreende a mensagem de maneira muito mais intensa quando existem imagens junto aos números. Mas caso isso não seja possível, o ideal é contextualizar os gráficos e números. Por exemplo: “este objetivo é o dobro do mês passado”, ou então, “esperamos crescer três vezes mais que o ano passado”, ou ainda, “este aparelho de armazenamento de 1 TB pode guardar até 40 filmes em alta definição”. Quando exemplificamos a audiência fixa melhor a mensagem.

Portanto, com pequenas adequações suas apresentações se tornarão muito mais envolventes e com resultados espetaculares !!!

 

 

 

 

 

Franco Junior

Quando o assunto é “vencer o medo de falar em público”, Franco Junior, é um dos nomes mais lembrados nos meios empresariais e educacionais do país. Seus treinamentos são utilizados em cursos de pós-graduação da USP e UNESP. Jornalista, com especialização em comunicação, Franco realiza treinamentos de profissionais liberais e executivos de alto nível e, forma, anualmente, centenas de alunos. Ministra treinamentos para grandes organizações como LG, Serasa-Experian, Mondelez, Correios, VIVO, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Grupo Lwart, Brasil Foods, AB Brasil, Sandvik, e dezenas de outras empresas igualmente importantes.

www.francojunior.com.br

 

banner_lojavirtual

 

tag: Franco Junior,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.