Como parte da estratégia Anti-Amazon, o Google irá ser menos restritivo e mais barato para os vendedores independentes
O Google já tentou adaptar o modelo de negócio da Amazon para se tornar o maior centro de compras online, mas não obteve sucesso. Por isso, agora a empresa está investindo em uma estratégia anti-Amazon.
O Google está tentando ser mais barato para vendedores independentes com menos opções. Além disso, a empresa está empenhada em atrair tráfego para sites de fornecedores em vez de vender suas próprias versões de produtos, como a Amazon.
No ano passado, o Google aboliu as taxas cobradas dos comerciantes e permitiu que os vendedores listassem seus produtos nos resultados de pesquisa gratuitamente.
Parceria Google e Shopify
Além disso, a empresa também está trabalhando com o Shopify para facilitar o upload do estoque. Assim, as pequenas lojas independentes poderão anunciar o seu estoque de produtos para aparecer nos resultados de pesquisa e comprar anúncios no Google.
O Shopify atende 1,7 milhão de comerciantes que vendem diretamente aos consumidores.
Segundo o fundador da Marketplace Pulse, Juozas Kaziukenas, o Google é menos atrativo do que a Amazon. Uma vez que, a quantidade de bens que as pessoas compram no Google é pequena.
A Amazon é um elemento indispensável na vida de muitos americanos. A empresa utilizou o Google como ponto de partida para compradores. Além disso, o negócio de publicidade global da Amazon cresceu 30%, chegando a US $ 17,6 bilhões em 2020, atrás apenas do Google e do Facebook nos Estados Unidos.
Novas Oportunidades de Negócios
No entanto, como a pandemia induziu muitas lojas a buscarem alternativas online para os negócios, surgiu uma nova oportunidade para o Google atrair vendedores que se sentem desconfortáveis em construir um negócio na Amazon.
Os vendedores costumam reclamar das taxas da Amazon, que podem ser representar um quarto de cada transação, sem incluir os custos de publicidade e o estimulo para o produto ter mais sucesso.
Além disso, não há relacionamento direto entre os comerciantes e clientes da Amazon, o que limita sua capacidade de se comunicar com os clientes e desenvolver negócios futuros.
Ademais, como tudo está contido no site da Amazon, é mais difícil criar uma identidade visual e experiência única que expressem a marca do vendedor.
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