Perfil do Empreendedor de Alta Performance

Negócios

set 4, 2015

0




Uma das coisas que sempre reforçamos na alta performance é o conceito de empreendedorismo, pois empreendedores são as pessoas que fazem as coisas acontecerem.

Para facilitar, vamos começar definindo Empreendedorismo .

Empreendedorismo é quando alguém reconhece (ou cria) uma oportunidade e passa a usar e desenvolver recursos, individualmente ou na liderança de um grupo, para transformar essa oportunidade em valor econômico e social.

Note os conceitos chave dessa definição:

  • Reconhecer (ou criar) oportunidades
  • Usar e desenvolver recursos
  • Sozinho ou liderando um grupo
  • Criação de valor econômico e social

Todo empresário ou empresária que abriu sua própria empresa é, por definição, um empreendedor.

Mesmo dentro das empresas, como funcionários, podemos (e precisamos) ter empreendedores internos – chama-se isso de intrapreendedorismo e é uma área muito forte do empreendedorismo.

Pessoas que ajudam a lançar novos produtos ou serviços, que lideram novos projetos, que ajudam a abrir novos mercados – todas funções diretamente ligadas ao empreendedorismo.

Ou seja, funcionários de alta performance são invariavelmente empreendedores internos. Não trabalham para si mesmos, mas utilizam sua atitude empreendedora em prol das suas equipes, setores e empresa.

E qual o perfil do empreendedor de sucesso?

Vamos dar uma olhada em 10 pontos que diferenciam um empreendedor de alta performance de outras personalidades.

O Instituto Gallup revelou recentemente os resultados de uma pesquisa que fez, comparando os perfis psicológicos dos empreendedores das pequenas e médias empresas que mais crescem, com os perfis de empresas que crescem menos.

Descobriu que os empreendedores de alta performance tem 8x mais probabilidade de terem estas características. Vamos ver quais são?

Vou apresentar a lista em formato de definição, assim você pode se avaliar, dando uma nota de 0 a 10 para cada um dos itens.

Para quem trabalha com recrutamento e seleção, este é um bom questionário para aplicar em candidatos a posições que precisem de muita autonomia e iniciativa, pois ajuda a cobrir justamente todas as áreas que o futuro contratado/a precisará exercitar no cargo novo. (Vendedores e pessoas da área comercial, por exemplo, precisam claramente de perfil empreendedor para terem sucesso).

 

10 características do perfil do Empreendedor de Alta Performance

 

istock - gv8

istock – gv8

 

1) Risco: Assume desafios com entusiasmo, percepção otimista do risco, decisões racionais e conscientes para gestão do risco.

2) Foco no negócio: Foco muito forte em lucratividade, atingimento consistente de objetivos, indicadores de performance claramente definidos, alinhamento dos objetivos da empresa com a equipe.

3) Determinação: Ética forte de trabalho, confronta e supera obstáculos, não desanima nem desiste com fracassos ou contratempos.

4) Delegação: Delega facilmente autoridade e responsabilidades, colabora, reconhece e administra de maneira pró-ativa os talentos da equipe.

5) Procura do conhecimento: Busca vorazmente acumular conhecimento, informações e dados sobre o negócio e seu ramo, utiliza esse conhecimento como vantagem competitiva, antecipa necessidades de conhecimento futuro.

6) Pensamento criativo: Pensa ‘fora da caixa’, gera idéias, explora e testa opções, pensa em diversas formas de resolver um problema de maneira eficiente e eficaz.

7) Confiança: Toma a iniciativa, confia em si mesmo/a e na sua capacidade de resolver problemas e criar soluções, de visualizar e construir novos negócios.

8) Promotor: Fala e defende a empresa com vigor e entusiasmo, comunica tanto internamente quanto externamente a missão, visão, valores e posicionamento da empresa.

9) Independência: Capacidade de tomar decisões sozinho/a, lida bem com várias tarefas ao mesmo tempo, alto senso de responsabilidade.

10) Relacionamento: Postura aberta e comunicativa, estimula o diálogo e a troca de idéias/oportunidades, desenvolve e investe ativamente em relacionamentos.

 

Minhas perguntas coach para se auto-avaliar (ou avaliar alguém) usando o perfil do Empreendedor de Alta Performance seriam:

  1. O que mais lhe chama a atenção ao seu auto-avaliar nesta lista?
  2. Na sua própria avaliação, quais itens positivos se destacam?
  3. Na sua própria avaliação, quais itens precisam claramente ser melhorados?
  4. Desses itens, qual deveria ser sua prioridade imediata? O item que, se melhorado, lhe trará os melhores resultados e o maior impacto positivo na sua vida?
  5. O que você pode fazer de concreto e específico para melhorar _____________________ ? (ponto de melhoria escolhido)
  6. Plano de ação: defina 3 metas ESMART (Específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com Tempo/cronograma para serem atingidas) para melhorar esse _____________________ (ponto de melhoria escolhido)e explique POR QUE (reason why) quer fazer essas 3 coisas.
  7. De 0 a 10, qual seu grau de comprometimento para efetuar essas mudanças?
  8. O que vai acontecer de positivo na sua vida se você melhorar _____________________ ? (ponto de melhoria escolhido)

Inclusive, se você quiser uma mini-sessão de coaching gratuita, mande suas respostas para raul@vendamais.com.br que eu lhe respondo pessoalmente com meus comentários.

Abraços empreendedores e de alta performance,

Raul Candeloro

Raul Candeloro é consultor, palestrante,
autor de mais de 15 livros nas áreas de Vendas, Gestão e Alta Performance.
É editor da revista VendaMais (www.vendamais.com.br).

 

tag: Raul Candeloro,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.