Por que eu não vendo mais? Por Marcelo Baratella

Olá,

É comum nas visitas, mentorias e workshop que realizamos, ouvir falar que o time comercial precisa vender mais e ao questionar os gestores e vendedores do porque não estão vendendo, nos deparamos com duas situações frequentes:

  1. Não vendemos porque o mercado está parado

Geralmente esta é uma grande muleta das mais diversas equipes comerciais. Sim, estamos passando por momentos complicados, porém devemos ajustar nossa direção, ritmo e frequência para buscar resultado onde antes não tínhamos.

  1. São muitos os concorrentes

Isto é obvio! Agora somos mais pessoas por metro quadrado no planeta, é comum encontrar a dez passos de onde está, um possível concorrente.

Mas no fundo no fundo… a resposta sempre será: não sei por que não vendo!

Por que não faço?

Esta é uma resposta que a maioria de nós, em nosso íntimo teríamos, pois de fato se não estamos vendendo mais é porque não sabemos como!

Somos chamados para resolver um desafio que é comum: Preciso vender, porém não sei como. Esta é uma dor que não somente empresas novas possuem, mas também aquelas que passam de geração em geração.

Simplicidade é o melhor remédio

A dica que damos é: Se não for simples, não funciona.

Toda vez que em sua vida, empresa, projetos, vendas, etc começar a complicar, você pode fazer duas escolhas: Ou pare, ou reveja.

Somos bombardeados por inúmeras informações todos os dias, isto faz com que nossa mente fique conectada no “220v”, onde somos imersos em um emaranhado de problemas e não vemos mais solução. Este é um típico cenário das equipes de vendas, na busca por resultado sempre imediato, saem “atirando para toda lado”.

Tudo o que fazemos é Funil de Vendas!

Se tratando vendas, o método mais eficiente para saber o que é preciso fazer para bater a meta ou superar os resultados é o Funil de Vendas. Primeiro, porque método é o caminho para se atingir a meta. Segundo, porque todo vendedor extraordinário de forma consciente ou inconsciente usa um método e executa-o de forma consistente, dia após dia.

Portanto, se precisa vender mais e melhor, siga estas 5 dicas:

1. Seja simples: Não enrole para pegar o telefone e começar a prospectar. Quem chega primeiro, bebe agua limpa.
2. Tenha um método em vendas (Funil de Vendas): Use a metodologia Funil de Vendas para saber o que e como fazer para vender mais e melhor – Direção, Ritmo e Freqüência.
3. Execute consistentemente as vendas: Todos os dias plante, regue e cultive. É inevitável que chegará a colheita.
4. Quem tem meta, já está à frente: Defina uma meta (Valor, Prazo e Propósito) e monitore todos os dias junto à equipe.
5. Avalie suas perdas: Saiba exatamente em que momento e porque a equipe perdeu oportunidades, desta forma você poderá ser mais assertivo na comunicação, produto, discurso, etc.

No final das contas, o mistério para vender mais é: Não há mistério! Apenas faça o que precisa ser feito, de forma simples e efetiva.


MARCELO BARATELLA
Palestrante, Professor, consultor, coaching e treinador de vendas.
#vendersemterquetemer
Engenheiro pela UNESP, professor de gestão de vendas e Marketing Estratégico nos MBAs da FUNDACE/USP, FAAP, Fundação Dom Cabral e IPL (Institute of Performance and Leadership) e coleciona passagens como executivo por grandes empresas como Vale, Tatu Marchesan, Syngenta, Netafim e Coelho da Fonseca. Há mais de 15 anos realiza palestras e treinamentos em todo o Brasil e também consultor, colunista de importantes meios de imprensa

 

 

baratella

tag: como usar funil de vendas, como vender mais, funil de vendas, Marcelo Baratella, vender mais,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.