Professora se disfarça de faxineira para dar lição a alunos

A professora de filosofia Edenise Guedes, resolveu dar uma aula prática em seu primeiro dia de aula no curso de agronomia do Instituto Federal Sertão Pernambucano, zona rural de Petrolina (PE). Vinte minutos após o horário de início da aula, a professora ainda não havia entrado em sala, quando impacientes alunos reclamavam. Enquanto isso, uma faxineira seguia limpando a sala.

Durante este tempo, ela ouviu argumentos como “ela pode se atrasar né? Já nós, nem pensar”. A faxineira então se aproxima e pergunta qual aula eles estariam esperando, e, diante da resposta ela perguntou: o que é filosofia? Eis que um aluno respondeu “uma coisa desnecessária neste curso de Agronomia”.

O que eles não esperavam é que a faxineira era a própria professora disfarçada. Ainda conversando com os alunos sobre o tema, a farsa acabou somente quando uma repórter entrou na sala e os alunos disseram que a professora não estava, então ela se revelou. Em entrevista a uma rede de televisão local, a professora disse que a limpeza na instituição é maravilhosa, mas que nenhum aluno dirige a palavra aos faxineiros, por isso resolveu usar o tema para aplicar em sua aula. “Para mim, todo mundo nasce filósofo. E de repente, a gente para de agir assim. Em sala de aula quero rever isso e fazer com que os alunos voltem a questionar tudo”, explicou.

E, de fato, os alunos voltaram nos próximos dias contando ter observado as pessoas que antes eram “invisíveis”. Lição dada, lição aprendida!

Assista ao programa Preto no branco, gravado com a professora, que conta como foi a experiência:

tag: filosofia para a vida, lição aprendida, Lição dada, professora de filosofia se disfarça e da lição, professora se disfarça de faxineira,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.