Projeto viajará por cinco continentes em busca de histórias de mulheres empreendedoras

A observação de duas brasileiras sobre o empreendedorismo feminino no Vale do Silício e no mundo, acabou por transformar Taciana Mello e Fernanda Moura em ativistas na busca de caminhos que colaborem com o empoderamento feminino na sociedade. As duas, que já tiveram uma carreira corporativa bem-sucedida, se mudaram para a Califórnia em 2013 e passaram a vivenciar um ambiente empreendedor e analisar o papel da mulher neste processo. Daí surgiu a vontade de relatar o tema e elas iniciaram o The Girls On The Road, com o objetivo de inspirar outras mulheres.

Fernanda e Taciana viajarão em busca de historias de mulheres empreendedoras

As ideias para projetos relacionados ao universo feminino surgiram logo após sua chegada nos EUA. Lá elas puderam observar a falta de mulheres empreendedoras na prática e ao pesquisarem o assunto, depararam-se com relatórios da TechCrunch que constatavam que apenas 3% das startups de tecnologia no Vale do Silício são fundadas por mulheres.

A falta de autoconfiança e receio em falhar são fatores apontados pelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, special report Women´s Entrepreneurship – 2015 como obstáculos para o desenvolvimento das mulheres no universo de cada país apontado no relatório. “Se no Vale do Silício, meca do empreendedorismo e da inovação, mulheres ainda enfrentam dificuldades, por exemplo, para ter acesso a recursos financeiros e mercados, imagine no restante do mundo”, diz Fernanda.

Para responder a essa pergunta, como primeira iniciativa das fundadoras é lançado em 2016 o projeto F♀unders, que percorrerá mais de 15 países nos cinco continentes, durante um ano, com a missão de identificar, entrevistar e compartilhar histórias de mulheres empreendedoras que impactaram de alguma maneira a realidade a sua volta. O roteiro busca retratar panoramas distintos e por isso incluirá países contrastantes como Estados Unidos, Austrália e também Cuba e Vietnã. Além de conversar com as mulheres empreendedoras, o projeto também entrevistará os organismos de apoio de cada país para contextualizar o ambiente local.

O Crowdfunding A jornada F♀unders, que terá início em julho deste ano, tem o objetivo de apresentar exemplos positivos e voltar o olhar das mulheres para as possibilidades de empreender, além de dar espaço para essa discussão nos países em que visitará. “Em geral, as mulheres sentem-se menos capazes do que os homens e, para empreender, essa condição não é favorável. Mas outro aspecto se destaca: a falta de modelos femininos que sirvam de inspiração”, diz Taciana.

Uma das formas de viabilização do projeto será por meio de um crowdfunding para arrecadar parte do investimento necessário para a viagem. A campanha será lançada em breve! O termo crowdfunding define um modelo de financiamento coletivo em que os simpatizantes de um projeto podem contribuir, doando um valor para financiá-lo. A iniciativa permite que vários projetos saiam do papel sem necessitarem passar pela burocracia de empréstimos bancários ou ajudas do governo ou de grandes patrocinadores.

Os apoiadores e admiradores do projeto poderão acompanhar a viagem de Taciana e Fernanda pelas redes sociais e os patrocinadores do crowdfunding receberão conteúdo exclusivo regularmente. Os patrocinadores podem colaborar com valores que variam entre US$ 25 a US$ 3000 e cada valor corresponderá a uma recompensa diferente. As páginas do Facebook e Instagram trarão fotos e vídeos dos lugares visitados e um diário de bordo com as percepções sobre as entrevistas realizadas com as empreendedoras locais.
Para acompanhá-las siga seu Facebook, Instagram, Twitter ou site oficial.
Para participar do crowdfunding acesse aqui.

tag: A jornada F♀unders, Crowdfunding A jornada F♀unders, Inspirar mulheres, mulheres empreendedoras, mulheres no Vale do Silício, The Girls On The Road, viagem pelo mundo empreendedorismo,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.