4 desafios do Home Office para Geração Z

O Home Office já era uma tendência no mercado de trabalho, mas ela foi intensificada pela pandemia. Agora o trabalho remoto representa uma grande mudança para a força de trabalho.

4 desafios do home office para Geração Z

A partir disso, trabalhadores de todas as idades tiveram que se adaptar e a aprender a lidar com as diferenças do Home Office e do trabalho presencial. No entanto, podemos supor que esse processo foi mais fácil para algumas gerações do que para outras. Por exemplo, que a Geração Z, nascida entre 1990 até 2010, tenha se adaptado muito mais rápido por serem nativos da tecnologia.

Apesar de muitos acreditarem nisso, o novo estudo da Ten Spot mostra o contrário. De acordo com o estudo, a Geração Z enfrentou enormes desafios na transição para o trabalho em casa, especialmente em produtividade, tédio, saúde mental e desenvolvimento de habilidades. Deste modo, apenas 13% dizem que não enfrentam desafios e adoram o home office.

Os empregadores podem desempenhar um papel importante na superação desses desafios, mas isso exigirá o uso cuidadoso de recursos para otimizar a contribuição da Geração Z para o espaço de trabalho virtual. Veja, as dicas e medidas práticas que os contratantes podem tomar para apoiar seu grupo geracional mais jovem:

1. Desafio da Produtividade

Segundo a pesquisa, 54% dos trabalhadores da Geração Z relatam ser menos produtivos quando trabalham em Home Office. Já que, distrações são um fator.

Evidentemente, os contratantes não podem controlar o nível de distrações no espaço de trabalho doméstico de um colaborador, mas podem ajudar com o básico.

Por isso, certifique-se de que os funcionários mais jovens tenham o que precisam para trabalhar em casa, oriente-os na estruturação de seus dias para serem produtivos e aumente a frequência de checagem.

2. Desafio do Tédio

Quase metade (48%) dos trabalhadores da Geração Z confessam que estão entediados com seus empregos à distância. 

Para os colaboradores da Geração Z, um dos grandes benefícios do trabalho é o aspecto social da interação com os colegas. No entanto, esse aspecto se tornou um problema desde o início da pandemia com o trabalho Home Office.

Por isso, os empregadores podem ajudar fornecendo oportunidades para os funcionários se conectarem socialmente além da rotina diária do Home Office. Como, por exemplo, eventos sociais online.

Portanto, é preciso criar oportunidades de envolvimento social entre colegas de trabalho, continuar o treinamento e ajudar os mais jovens a ver seu papel na realização do propósito da empresa.

4 desafios do home office para Geração Z

3. Desafio da Saúde Mental

De acordo com a pesquisa, saúde mental e bem-estar são uma grande preocupação para a Geração Z –e o tópico que eles mais solicitam para eventos virtuais patrocinados pela empresa. Além disso, essa é a geração mais solitária, um fato que impacta seu bem-estar emocional e físico.

Portanto, os empregadores podem ajudar nesta área por meio do oferecimento de recursos significativos de ajuda psicológica aos seus funcionários durante o Home Office. Além de focar na remoção do estigma em torno dessa luta generalizada.

4. Desafio do Desenvolvimento de Habilidades

Para superar seus desafios de trabalho remoto, a chamada Gen-Z indicou mais interesse em serviços de entrega de refeições do que em mentoria ou cursos de aprendizagem profissional. 

Ao mesmo tempo, 59% classificaram o aprendizado de novas habilidades como o principal benefício de trabalhar em casa.

Nesse desafio do Home Office, o contratante pode ajudar a Geração-Z por meio do oferecimento de opções flexíveis de desenvolvimento de habilidades. Além de trazer capacitações que fazem sentido para sua organização e dê aos funcionários o máximo de autonomia possível. Assim, eles serão capazes de buscar seu próprio crescimento (oferecer alguns lanches e refeições grátis ao longo do caminho também não fará mal).

Leia também: Futuro do trabalho: quais as tendências?

tag: desafios, geração z, gestao de pessoas, home office, trabalho remoto,

avatar

Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.