Quatro notícias sobre as Olimpíadas que são verdadeiras lições de empreendedorismo

Por Daniela Schermann

10.500 atletas de 206 países. 306 provas de 42 esportes diferentes. Mais de R$ 40 bilhões de investimento. 6,1 milhões de ingressos disponibilizados. Esses são alguns números por trás das Olímpiadas Rio 2016, que divide opiniões e acumula polêmicas, mas também carrega histórias emocionantes.

O esporte sempre foi símbolo de foco, superação e conquistas. Palavras como essas também fazem parte do dia a dia de todo empreendedor, que de forma bem diferente também precisa suar a camisa, manter a cabeça erguida e ter disciplina para conseguir um lugar no pódio.

Por isso, reunimos algumas das notícias mais marcantes dos Jogos Olímpicos que são grandes lições e reflexões para todo empreendedor:

– Abertura das Olimpíadas surpreende o mundo todo

Em meio à crise política e econômica, às notícias pouco motivadoras sobre as obras e os investimentos em infraestrutura no Rio de Janeiro, à epidemia de dengue, zika e chikunguya e tantos outros problemas, estava difícil para muitos brasileiros se empolgar com as Olimpíadas.

As notícias sobre a cerimônia de abertura não eram nada animadoras. O segredo guardado a sete chaves pelos organizadores aumentou a expectativa, mas não inspirou tanta confiança e o trauma da abertura da Copa ainda estava bem vivo na mente de todos.

Até que no dia 5 de agosto, a partir das oito horas da noite, o mundo se surpreendeu e se emocionou com um show de luzes, danças, músicas e cores. A imprensa internacional foi toda elogios e nas redes sociais houve uma enxurrada de patriotismo e positividade como há muito não se via.

A cerimônia de abertura não traz uma, mas duas grandes lições de empreendedorismo: não se importe tanto com as opiniões alheias. Mesmo que ninguém esteja confiando no produto que você está desenvolvendo, mesmo que ninguém aposte no seu sucesso, se você tem certeza que é isso que você deve fazer, siga firme na sua ideia e vá em frente.

Muitos empreendedores, hoje bem sucedidos, contam como foram desacreditados no início, especialmente aqueles que tiveram ideias disruptivas e extremamente inovadoras. Não dê ouvidos à opinião de amigos e familiares. Mas, para comprovar se a sua ideia é mesmo uma ideia de sucesso, faça uma pesquisa de mercado e veja o que os consumidores pensam. Essa é a melhor forma de saber se o seu negócio deve seguir em frente.

A segunda lição é que você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão. A cerimônia de abertura das Olimpíadas era a primeira impressão que o país ia causar no mundo todo como país-sede do maior evento esportivo do mundo e soube aproveitar esta oportunidade. O lançamento do seu produto precisa ser impactante e surpreendente, assim como foi a cerimônia de abertura. Por isso, só divulgue a sua novidade para o mundo quando ela estiver pronta. E não se esqueça de fazer uma pesquisa de teste de produto antes.

– Rafaela Silva ganha primeira medalha de ouro para o Brasil

A primeira medalha de ouro para o Brasil foi da judoca Rafaela Silva. Mulher, negra, moradora da favela e lésbica, Rafaela reúne não uma, mas várias histórias de superação. Foi das ruas para o tatame, da favela Cidade de Deus para o mundo.

Após perder em Londres, em 2012, foi vítima de fortes ataques racistas nas redes sociais, que quase a levaram a desistir do esporte. Foram quatro anos de trabalho intenso para recuperar os danos psicológicos e a força física. O trabalho todo foi recompensado agora, no Rio de Janeiro, quando a atleta pôde colocar no peito a tão sonhada medalha de ouro.

O técnico de Rafaela, Geraldo Bernardes, disse em entrevistas: “Não importa quantas vezes você cai, mas sim quantas vezes você levanta”. E esta, claro, é a grande lição aqui.  Você provavelmente não vai ter uma trajetória tão difícil quanto a de Rafela Silva, mas o dia a dia de um negócio é marcado por adversidades, fracassos, erros e pessoas que tentam te derrubar e te passar para trás. E para vencer, é necessário muita força, persistência, inteligência emocional e superação.

– Egípcia do vôlei de praia joga de calça comprida pela dupla

Uma das fotos que entrou para a história dessas Olimpíadas foi a imagem da egípcia Doaa Elghobashy subindo à rede no vôlei de praia contra a alemã Kira Walkenhorst. De um lado, a alemã de biquini, corpo exposto, óculos escuros e rabo de cavalo. Do outro, a egípcia de calça, mangas compridas e hijab, o véu sobre a cabeça.

A foto mostra a diversidade e representatividade dos povos nos Jogos Olímpicos. Mas um dos fatos mais interessantes por trás dessa imagem é que Nada Meawad, que não aparece na foto, também está de calça e blusa de mangas compridas. A egípcia de 18 anos é dupla de Doaa e também é muçulmana, mas leva uma vida bem diferente de sua companheira de vôlei de praia.

Ela não se preocupa em mostrar o corpo, adora uma praia, usa biquini e atua sem o hijab. Mas a Federação Internacional de Vôlei exige que as duplas usem o mesmo traje. Por isso, em respeito às tradições de sua colega, Nada se rendeu às calças e às mangas na Rio-2016.

A dupla perdeu os três jogos que participou em Copacabana, mas conquistou a torcida e voltam ao Egito sentindo-se vitoriosas.

No mercado de trabalho, respeito e trabalho em equipe também são fundamentais. Muitas vezes, você precisará ceder em favor do time e, mesmo que você se sinta desconfortável com isso em um primeiro momento (e com calor, no caso da egípcia Nada), pode ser reconhecido e valorizado pelos seus esforços adiante.

– “Nem Phelps, nem Bolt. Sou a nova Simone Biles”, afirma ginasta norte-americana.

Em sua primeira Olimpíada, a norte-americana Simone Biles já está prestes a fazer história e pode se tornar a primeira ginasta a conquistar cinco ouros em uma mesma edição dos Jogos.

Na internet e nos veículos de imprensa de todo o mundo, começaram a sair frases como “o novo Michel Phelps” ou “o novo Usain Bolt”.  Simone Biles, no entanto, com apenas 19 anos, deu um recado para o mundo todo: “Nem uma coisa nem outra. Eu sou a nova Simone Biles”.

E se você está tentando crescer no mundo dos negócios, lembre-se sempre de Simone Biles. Não queira ser a nova Apple ou o novo Spotify. Referências e benchmarking são importantes, mas crie uma marca, um produto e uma identidade que sejam únicos. Entre para a história sendo você mesmo, assim como Simone Biles está fazendo.
Daniela Schermann é líder de marketing no Opinion Box, empresa pioneira de soluções digitais para pesquisas de mercado e de opinião.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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