QUEM DISSE QUE O PROBLEMA DO SEU SITE ESTÁ NO DIGITAL?




O Brasil está entrando definitivamente na era da profissionalização dos negócios digitais. Com mais de 2 milhões de domínios registrados e a concorrência cada vez mais acirrada, somente os sites estruturados a partir de técnicas de gestão, marketing e vendas irão sobreviver.

Isso significa que, muito mais do que decidir em qual plataforma desenvolver o negócio e quais canais usar para atrair tráfego, as empresas precisam investir em planejamento e gestão.

Nesses últimos anos tenho percebido que, cada vez mais, a maioria dos problemas que aflige os empreendedores virtuais não está centrado no ambiente online.

A glamourização da internet e a disseminação da crença que ter um negócio digital é fácil, rápido e barato, deu luz a uma infinidade de negócios mal estruturados, com empreendedores despreparados para administrá-los.

Por isso, mesmo com a facilidade de acesso à técnicas e ferramentas de administração, otimização, divulgação e conversão, essas empresas continuam enfrentando graves problemas.

Afirmo com convicção: em boa parte das vezes, o problema do seu site não está no digital. Está em dois lugares: no planejamento e não gestão.

Um problema clássico que posso citar são negócios sem uma proposta de valor bem definida. Proposta de valor é aquilo que deve ser percebido por seu cliente como um diferencial, um benefício intangível que ele considera ser de grande valia.

Se você for abrir uma loja virtual de cosméticos que vai vender os mesmos produtos pelo mesmo preço que as concorrentes, por qual motivo alguém escolheria sua loja e não uma outra?

O mesmo raciocínio vale para uma loja de eletrônicos, uma corretora de seguros, um delivery de pizzas, um consultório odontológico, uma escola de idiomas, uma floricultura…

Não é simples definir uma proposta de valor significativa e muito menos executá-la. Para isso é necessário ter conhecimento do mercado e dos hábitos dos seus consumidores, além de noções mínimas de gestão e do uso de ferramentas adequadas.

Invista bastante tempo e energia na sua proposta de valor, pois, a partir dela, será mais fácil desenvolver o restante do projeto.

Importante: proposta de valor não é aquele quadro que fica pendurado na recepção da empresa com “missão, visão e valores”, e que geralmente só serve para satisfazer o ego do dono ou obter certificações de qualidade.

Proposta de valor é o cordão umbilical que une clientes e empresa. Por isso ele precisa ser resistente e confiável.

Nos próximos artigos irei revelar algumas ferramentas e procedimentos que devem ser adotados para melhorar a gestão do seu negócio online.

Denis Zanini é CEO da agência Ynusitado e autor do projeto Mentoria Digital (www.mentoriadigital.com.br). É também criador e apresentador do programa de entrevistas sobre marketing digital Social 175

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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