Quero ser… referência!

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abr 12, 2016

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No mundo de hoje somos bombardeados de informações que chegam a todo o momento e em diferentes formatos. São profissionais de diversas áreas que desenvolvem seus respectivos trabalhos e projetos com um único objetivo: serem reconhecidos no mercado (ou pelo menos pelo seu público alvo!). É cada vez mais comum ver pessoas que estão tentando fazer do seu dia a dia fonte de inspiração para outras tantas, mas essa tarefa, além de difícil, requer muito conhecimento e domínio da área de atuação e principalmente muito foco, disciplina e dedicação, preço que nem todo mundo está disposto a pagar. 

Para se tornar uma referência, então, o caminho é ainda mais longo e precisa ser trilhado com bases sólidas e trabalho progressivo consistente. Chegar no “nível” de ser considerado pelos outros o “maior” ou “melhor” não acontece do dia para a noite, tampouco é algo que ocorra sem fundamento, principalmente quando se trata do mercado, que é implacável e nem sempre te dará a chance de errar e consertar em seguida. 

Ao longo dos anos já vi muita gente “se achar” o tal mas, sem o respaldo de quem realmente precisava ter, não foi muito longe, porque a empolgação acaba e a rotina de se autoafirmar o tempo todo e de se vangloriar pelo que você não é ou não fez, sem dúvida, não é uma das tarefas mais satisfatórias.

Note que a referência acontece pelo reconhecimento dos clientes ou das pessoas que você impacta diretamente. São eles que indicam você e sua empresa e dão o aval, se tiverem suas expectativas superadas. Sim, superadas! Porque entregar o que todo mundo entrega não lhe dá nem a chance de tentar ganhar mais espaço no mercado.

Surpreender é entregar aquilo a que você se dedica a fazer diariamente, mas que, na percepção de quem recebe, tem um significado diferente. Precisam estar embutidas ali a sua dedicação e a sua vontade de fazer mais e de resolver determinado problema. Só está apto a surpreender quem pensa e age de forma diferente do convencional. Pense assim: o que todo mundo faz ou faria nesta situação? Se a partir desta resposta você estiver disposto a buscar novos e diferentes caminhos e possibilidades, já será sem dúvida um começo bem interessante.

O empenho em fazer o melhor, de forma diferente e comprometida, precisa estar diretamente ligado ao resultado do produto/serviço final. Seu esforço, as noites perdidas de sono, ou as ideias anotadas naquele guardanapo na hora do almoço precisam estar “embalados para entrega” no momento em que você entregar o que pretende ao seu cliente/público. Não é uma tarefa fácil, justamente por isso poucos são aqueles que realmente se tornam referências em seus segmentos. Se esse realmente for seu objetivo, o primeiro passo é estar ciente de que sua caminhada será longa e a recompensa nem sempre virá na velocidade esperada.

Referências são construídas, lapidadas e, principalmente, preparadas para assumir tal posição. 

Pense nisso!

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João Kepler Braga: www.joaokepler.com.br
Um dos palestrantes mais elogiados do Brasil, reconhecido como o mais sintonizado com a Inovação, com a Convergência Digital e com os desafios empresariais da atualidade;
Especialista em Vendas, e-commerce, Marketing, Empreendedorismo e Varejo;
Empreendedor Serial; Brand Evangelist; Escritor, autor entre outros títulos: [O Vendedor na Era Digital], [Vendas 3.0] e [Vendas & Atendimento];
Colunista de vários Portais no Brasil;
Investidor Anjo membro da @AnjosDoBrasil;
Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft como Investidor Anjo do Ano 2013 e 2014;
Associado e Mentor na @SeedInvestimentos;
Mentor e cotista nas Aceleradoras @StartYouUp e @85Labs;
Premiado como um dos maiores Incentivadores do ecossistema Empreendedor no Brasil em 2013 e 2014.
CEO da @PlataformaSDI uma das melhores Plataformas B2B de Event Ticketing no modelo SaaS no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.

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Marcus Bernardes Fundador

A Magia do Mundo dos Negócios – 2013

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